92 mil fazem hemodiálise no país; PI realiza fórum com renais crônicos

0
95

Cerca de 92 mil pessoas passam regularmente por hemodiálise no Brasil, um crescimento de 115% nos últimos 10 anos. Para discutir a situação dos pacientes renais crônicos, foi realizado nesta quinta-feira (7) um fórum na Associação Industrial do Piauí, a partir das 18h.

A presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos, Isoldi Thies, será uma das palestrantes. Ela afirmou ao Notícia da Manhã que veio para dar testemunho de que é possível conviver com a doença. "A doença é séria, mas há tratamento e pode-se viver com isso. Eu trouxe comigo pessoas que passam por hemodiálise há 15 anos ou foram transplantados. Eles também vieram dar exemplo", explicou a presidente.
Isoldi acrescenta que a doença é silenciosa e não há sintomas no início, por isso é importante sempre estar atento. "Entre o que pode desencadear problemas renais temos pressão alta, diabetes e alimentação ruim, com excesso de sal, refrigerantes e agrotóxicos", alertou.
A presidente destacou ainda a necessidade dos pacientes de se unirem por todo o Brasil. "Os pacientes do Piauí têm que se unir à causa. Juntos temos voz", finalizou.
Fonte: Cidade Verde – 08-11-2013
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui