terça-feira, março 19, 2024

A ABCDT – Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante é uma associação de classe que representa as clínicas de hemodiálise em todo o país.

A entidade tem como principal objetivo zelar pelos direitos e interesses de seus associados, representando-os junto aos órgãos públicos, Ministério da Saúde, Senado Federal, Câmara Federal, Secretarias Estaduais e Municipais. A ABCDT ainda representa as clínicas em ações judiciais, defendendo os interesses individuais e coletivos das mesmas.

Associe-se à ABCDT, e assim ganharemos mais força para a consolidação de uma saúde mais digna para a população brasileira. E, com nossa união na luta por esta causa, com certeza conseguiremos despertar na consciência de nossos governantes um sentimento de maior respeito para com o trabalho desenvolvido pelos vários serviços de nefrologia e diálise em todo o país.

Objetivos

NO CAMPO SOCIAL, a ABCDT soma esforços junto aos demais profissionais da área de saúde e de Associações de Pacientes visando um atendimento digno ao doente renal.

NO CAMPO ECONÔMICO, a ABCDT constitui-se em instrumento representativo junto às diversas esferas do Governo e outras entidades pagadoras de serviços de diálise e transplante renal.

NO CAMPO POLÍTICO, tem como meta uma representatividade maior deste segmento, que presta assistência vital a uma população significativa de pacientes crônicos e que mobiliza importantes recursos da União.

Histórico

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante foi criada oficialmente em 27 de março de 1990, com a participação de representantes de 59 Centros de Diálise de quase todos os estados brasileiros. A percepção, na época, de dificuldades crescentes para o segmento Diálise e Transplante, a necessidade de ações estratégicas rápidas e eficazes junto ao Governo e de maior aproximação entre os Administradores e Prestadores de Serviço foram fatores fundamentais para a fundação da ABCDT.

Há alguns anos os profissionais da área percebiam a falta de uma atuação mais unida e articulada junto a outros órgãos e entidades de classe. Considerando as especificidades do setor e sua falta de tradição organizacional, os Serviços vinham pensando na fundação de um organismo próprio. As repetidas crises de relacionamento com o extinto INAMPS, principalmente a falta de pagamento no primeiro semestre de 1989, quando os atrasos chegaram a 6 meses, foi o ponto de partida para a criação da ASSOCIAÇÃO. A experiência de mobilização no Rio de Janeiro, em fevereiro de 1989, alcançando vitórias importantes consolidou a idéia de que a sobrevivência econômica passa por uma ação organizada.

Estabelecida em Brasília, desde março de 1993, a ABCDT atua como elemento dinâmico e catalisador entre os profissionais da área, promovendo intercâmbio entre associados, buscando incessantemente informações junto ao Ministério da Saúde, facilitando a administração dos Centros, que ficam mais liberados para atuar em sua atividade específica, enquanto o escritório de representação executa tarefas que demandariam tempo e despesas para cada associado individualmente. Participando ativamente da CÂMARA TÉCNICA de NEFROLOGIA, a ABCDT defende os interesses dos associados quando da formulação das novas políticas para o setor. Com uma ASSESSORIA JURÍDICA atuante, a ABCDT se propõe a enfrentar em juízo quaisquer situações que determinem prejuízos aos associados, decorrentes de abusos de poder, pressões injustificadas, atrasos e cortes de pagamentos, fornecendo a orientação jurídica de que o associado necessite.

Atuando como uma PRESTADORA de SERVIÇOS, a ABCDT permanece à disposição dos associados para fornecer subsídios administrativos, colaborando e integrando-se à rotina de seus associados em todo o país.

X
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On InstagramVisit Us On Youtube