ABCDT SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO TST PARA MEDIAÇÃO SOBRE O PISO DA ENFERMAGEM

0
493

 

A ABCDT representada por seu vice-presidente, Dr. Leonardo Barberes, pela gerente, Fabrisia Coelho, pela assessora de comunicação, Elisângela Gomes, e pela vice-presidente jurídica da DaVita, Dra. Marienne Melo, se reuniu nesta sexta-feira (03/11/23) com os Exmos. Juízes Auxiliares da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho -TST, Dra. Roberta de Mello Carvalho (supervisora do CEJUSC/TST) e Dr. Cesar Zucatti Pritsch (Ambos trabalham no gabinete do Vice-Presidente do TST, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga).

O objetivo da reunião foi solicitar a mediação do TST para solucionar os vários conflitos e dificuldades que tanto as clínicas de diálise quanto gestores estão enfrentando para fazer o repasse do piso da enfermagem.

Ambos os juízes declararam que a situação das clínicas de diálise foge dos conflitos comuns que envolve o pagamento do piso da enfermagem (capital X trabalho). Portanto, o TST não consegue fazer uma mediação. E foi sugerido que a ABCDT busque ajuda e orientação no Centro de Soluções Alternativas de Litígios (CESAL/STF), pois o mesmo visa a apoiar os Gabinetes na busca de soluções consensuais de questões jurídicas e a prestar auxílio na resolução dos litígios estruturais e das demandas complexas da competência da Suprema Corte, bem como a promover a cooperação judiciária do STF com os demais órgãos do Poder Judiciário.

O CESAL/STF foi instituído pela Resolução nº 790/2022, voltado a integrar o Centro de Mediação e Conciliação (CMC/STF), o Centro de Cooperação Judiciária (CCJ/STF) e o Centro de Coordenação de Apoio às Demandas Estruturais e Litígios Complexos (CADEC/STF).