ESTÁ LONGE DO IDEAL? SIM!

0
831

Reajuste hemodiálise

O Ministério da Saúde publicou no dia quatro de julho a Portaria Nº 815, que “altera valores de procedimentos de Terapia Renal Substitutiva na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS).”

De acordo com a portaria, a sessão de hemodiálise terá um reajuste de 5% a partir da competência de julho e 5% a partir da competência de setembro. A sorologia positiva (HIV, Hepatite B e C) teve um reajuste de 22,08% e a hemodiálise pediátrica teve um reajuste de apenas 2,7%.

Apesar do desequilíbrio econômico-financeiro que ainda se perpetua, em dois anos, com constante e insistente trabalho da ABCDT na imprensa, junto a parlamentares e no Ministério da Saúde foi possível conseguir um reajuste de 22,8% para a sessão de diálise, depois de um período de mais de cinco anos sem nenhum reajuste.

Parece pouco, mas foi uma conquista histórica, pois é a primeira vez que se consegue esse feito em um período tão curto. E além desse reajuste, a ABCDT conseguiu o cofinanciamento em vários estados, a cobrança de BPA, entre outras demandas regionais.

Está longe do ideal? Sim! Mas, a ABCDT vai continuar trabalhando por uma tabela SUS justa para a diálise.