GOVERNO DA BAHIA IRÁ COMPLEMENTAR VERBA DE HEMODIÁLISE PARA AUMENTAR O ATENDIMENTO DE PACIENTES PELO SUS

0
237

Medida irá diminuir a fila de espera para tratamento em clínicas, com a criação de ao menos 132 vagas.

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado da Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, anunciou nesta quarta-feira (01/03/23) o cofinanciamento do tratamento de hemodiálise para as clínicas de diálise que prestam serviço ao SUS no estado. A liberação desse recurso extra possibilitará a geração de novas vagas para atender de imediato ao menos os 132 pacientes renais crônicos que estavam fazendo seu tratamento internados.

Este é o resultado de um longo trabalho realizado pela ABCDT durante todo o ano de 2022, em especial pela diretoria regional do estado da Bahia, representada pelo vice-presidente, Dr. Maurício Cerqueira, que se reuniu diversas vezes com a secretaria de saúde apresentando planilhas e estudos que comprovaram o grave desiquilíbrio econômico-financeiro enfrentado pelas clínicas. A ABCDT mostrou que apesar da necessidade, as clínicas não tinham condições de oferecer novas vagas sem a adequação dos valores contratuais.

A secretaria vai fazer uma complementação de 25% em cima do valor da sessão de hemodiálise paga pelo SUS, que atualmente é de R$ 218,47. E ainda vai complementar a confecção de fístula arteriovenosa para hemodiálise. “Essa conquista é a prova de que a união e esforço coletivo entre clínicas, pacientes e entidades é fundamental. Pois a luta não é visando lucro e sim por um tratamento digno e de qualidade para os pacientes que necessitam da diálise para viver”, Declarou Dr. Maurício.

O governador reconheceu a defasagem da tabela SUS e a urgente necessidade de recomposição dos valores repassados aos prestadores de serviço ao SUS. Em seu discurso afirmou que o estado irá agilizar o processo para que o recurso comece a ser repassado para as clínicas o mais breve possível.

De acordo com a secretária, Roberta Santana, o cofinanciamento é uma complementação do valor das sessões de hemodiálise (pagos pelo SUS), o que vai ampliar e qualificar muito o acesso. “Como não há um reajuste da tabela SUS há muito tempo do valor que o ministério paga por essas sessões, essas clínicas restringiram (o atendimento), por falta de capacidade operacional”, declarou a secretária.

O apoio constante da Secretária de Saúde, de representantes da Associação de Pacientes Renais de Salvador e da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN (@sbnefro) e sua regional da Bahia foram fundamentais para mais esta conquista da entidade.