ABCDT E SBN PARTICIPARAM DE PRIMEIRA REUNIÃO COM NOVA EQUIPE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

0
143

A ABCDT e a SBN participaram nesta terça-feira (14/03) de uma reunião com o chefe de gabinete da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Claudio Menezes, e com a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET, Suzana Ribeiro, e integrantes da equipe técnica do Ministério da Saúde.

Este foi o primeiro encontro com o novo governo e teve como foco apresentar a grave crise financeira enfrentada pela diálise no Brasil e buscar soluções para o problema.

O presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, abriu a reunião reforçando a necessidade da construção de um diálogo urgente e fundamental para solucionar a defasagem da Tabela SUS, que já se prolonga há anos e torna insustentável a operação de clínicas em todo o país.

Foram citados os dados do estudo técnico da ABCDT e SBN, realizado pela Global Auditores Independentes, que apresentam o detalhamento dos custos da diálise e análise de impacto nacional e por estados.

Esse parecer técnico foi endereçado para corroborar com o estudo sobre Terapia Renal Substitutiva (TRS) em andamento pelo Ministério da Saúde, que está em fase final de revisão.

De acordo com a diretora Suzana Ribeiro, a TRS é uma das principais prioridades e o tema está em discussão interna de forma emergencial. Ela reforçou que o Ministério da Saúde está ciente da gravidade do problema e frisou a importância do trabalho em parceria. “Nem sempre o caminho é fácil, mas ele é necessário. Vamos buscar alternativas dentro da margem de viabilidade que temos. Estamos trabalhando com prioridade nesse assunto”, frisou Suzana.

O presidente da SBN, Dr. Moura Neto, entregou os dados recentes do Censo SBN e se colocou à disposição para buscar as soluções emergenciais e colaborar, no médio e longo prazo, para a construção de ações estruturantes que possam ampliar o acesso à TRS e reduzir o risco de desassistência.

Também estiveram presentes: Dr. Pedro Túlio Rocha (Diretor de Políticas Associativas SBN), Dr. Lucio Requião (Secretário Geral SBN), Dr. Leonardo Barberes (vice-presidente ABCDT) e Shanna Honório (Coordenadora de Comunicação ABCDT).