ABCDT AVANÇA NAS NEGOCIAÇÕES DE COFINANCIAMENTO COM O ESPÍRITO SANTO

0
392

A ABCDT participou nesta segunda-feira (06/02/2023) de uma reunião, por videoconferência, com o subsecretário de saúde do estado do Espírito Santo, Tadeu Marino, para tratar sobre o cofinanciamento da diálise no estado.

O vice-presidente da ABCDT Regional do Rio de Janeiro, Alexandre Moraes, apresentou o estudo da Global Auditores Independentes, que comprova a grave crise econômico-financeira enfrenta pelas clínicas de diálise que prestam serviço ao SUS. E falou do sucesso no processo de cofinanciamento no estado do Rio de Janeiro, que realiza o cofinanciamento desde 2019. E mais recentemente do cofinanciamento no Distrito Federal, além de Mato Grosso do Sul, Três Corações/MG, Santa Catarina. E ainda falou da importância do pagamento BPA, que possui Nota Técnica do Ministério da Saúde orientando os gestores a pagarem por estes procedimentos.

A secretaria de saúde do Espírito Santo declarou que atualmente estão atendendo 2.600 pacientes em hemodiálise e 220 pacientes em diálise peritoneal. E o maior gargalo do estado é na nefropediatria.

A reunião foi bastante produtiva e a secretaria se mostrou sensível e favorável ao tema e já convidou a ABCDT para fazer parte da Câmara Técnica de Nefrologia do Espírito Santo. A primeira reunião será realizada dia 14/02/23 às 14h00 e será por videoconferência.