ABCDT SE REÚNE COM O DAET/MS PARA DISCUTIR O TRATAMENTO DA TRS NO BRASIL

0
96

Na última segunda-feira (17/10/2022) a ABCDT participou de uma reunião no Departamento de Atenção especializada e Temática – DAET do Ministério da Saúde, na qual a entidade reiterou, mais uma vez, a necessidade de um trabalho contínuo junto ao Ministério para garantir a qualidade e manutenção do tratamento da Terapia Renal Substitutiva – TRS.

Foram abordados temas como a mudança de idade da nefrologia pediátrica, atualmente é até 12 anos. A ABCDT solicitou que a idade seja estendida até os 18 anos e o DAET ficou de estudar e avaliar a demanda.

Outro tema discutido foi a solicitação de um parecer favorável a cobrança da Consulta Médica em Atenção Especializada, Consulta de Profissionais de Nível Superior na Atenção Especializada e Administração de Medicamento na Atenção Especializada por BPA, para análise e preparação de orientações aos gestores, para que as clínicas possam cobrar a consulta médica e multiprofissional.

Na oportunidade, a entidade ainda apresentou o parecer técnico de análise do custo da diálise antes e após a Lei 14.434/2022 (Novo Piso da Enfermagem), elaborado pela Global Auditores Independentes a pedido da ABCDT e SBN. Este parecer deverá ser encaminhado ao Departamento de Economia da Saúde do Ministério, mostrando o custo da diálise e o impacto financeiro com a aplicação do piso da enfermagem.

A reunião foi bastante produtiva e o Ministério ficou de avaliar e dar andamento em todas as solicitações da ABCDT.

 

Participantes da reunião:

Patrícia Peres: Coordenadora Substituta da CGAE/DET

Yussif Ali Mere Junior: presidente da ABCDT

Leonardo Barberes: vice-presidente da ABCDT