MINISTÉRIO DA SAÚDE ASSUME COMPROMISSOS COM A ABCDT EM PROL DA DIÁLISE

0
126

O presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, e o vice-presidente, Dr. Leonardo Barberes, participaram de uma reunião ontem (21/07/22) com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília. O encontro teve como intuito continuar o diálogo com o Governo sobre a grave crise econômico-financeira que as clínicas de diálise estão enfrentando e encontrar soluções para o colapso iminente.

Houve entendimento da crise que afeta o setor, porém o Ministro esclareceu que infelizmente esse ano não é possível conceder novo reajuste para a diálise devido à falta de recursos e à lei eleitoral. Porém, a ABCDT continuará as conversas com o DAET para viabilizar novo reajuste.

O Ministro se comprometeu em solicitar à equipe técnica do Ministério que emita nota aos gestores estaduais e municipais ratificando que as consultas por BPA e infusão de medicamentos podem ser incluídas nos contratos, pois existe recurso disponível na média complexidade que pode ser utilizado para esse fim. E ressaltou que existem outros estudos em andamento com o objetivo de reduzir o custo da diálise e serão divulgados assim que finalizados.

*A reunião também contou com a presença da Deputada Federal, Paula Belmonte, do Diretor do DAET/MS, Gregory dos Passos Carvalho, das Técnicas do CEGAE/DAET/MS, Márcia Barros e Tayana Macedo Pinheiro, e da Samantha da Rocha, Coordenadora Substituta de Ações Legislativa – ASPAR/MS.

Seguimos firmes na luta pelo setor da diálise. É pelos pacientes renais e por um tratamento de qualidade para todos. Afinal, a diálise não pode parar!