CRISE E FALTA DE REPASSE DE RECURSOS FECHAM CLÍNICAS DE HEMODIÁLISES

0
94

Situação é crítica no Distrito Federal. A última a fechar foi uma clínica que atendia a 137 pessoas em Samambaia.

A MSF Tratamentos Renais fechou as portas na semana passada. É uma das várias clínicas de hemodiálises que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde em crise no Distrito Federal.

A empresa atendia a 137 pacientes renais crônicos em Samambaia e foi obrigada a fechar as portas porque não recebeu R$ 1,5 milhão do governo distrital, dinheiro que é repassado pelo governo federal. Os valores de cada sessão de hemodiálise são definidos pela Tabela SUS, do Ministério da Saúde, e repassados aos estados.

A crise preocupa a Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT). De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia, havia cerca de quatro mil pessoas em tratamento de diálise no DF em 2020. Atualmente, a entidade estima que em torno 1.200 estão sendo atendidas pelo SUS em clínicas conveniadas.

Segundo o diretor da associação, Leonardo Barberes, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal publicou em seu edital de 2020 a proposta de complemento para nefrologia nº 526/2020, mas posteriormente o pedido foi negado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Achamos que há um precedente a favor das clínicas e elas vão buscar o auxílio, uma vez que é crítica a situação financeira das clínicas no DF. Todos os representantes de clínicas citaram os graves problemas vividos e ressaltaram a importância da união para enfrentamento dessa crise. Após uma ampla discussão chegou-se ao consenso de que os valores destinados para insumos, diálise peritoneal e honorários médicos sejam incluídos na solicitação de cofinanciamento. Assim como os problemas de acesso, falta de vagas e diálise para gestantes”.

A ABCDT vem buscando junto ao governo federal reajuste para as terapias de diálise em crianças, e em pacientes com HIV e hepatite, que são mais caras por exigirem uso único de alguns insumos. “Já faz nove anos que o valor não é reajustado. Recentemente, o governo concedeu aumento de 12%, mas não contemplou essas modalidades. Esperamos que isso seja revisto com a urgência que o tema pede”, finaliza.

Fonte: Misto Brasília – https://mistobrasilia.com/2022/02/11/crise-e-falta-de-repasse-de-recursos-fecham-clinicas-de-hemodialises/  – 11/02/2022