‘RENASCIMENTO’: PACIENTES GANHAM RECOMEÇO APÓS DOAÇÃO FEITA PELOS IRMÃOS NO DF

0
151

Pacientes do Instituto de Cardiologia contam sobre experiência de salvar a vida do familiar. Unidade completou 300 transplantes de rim.

“Renascimento”, é assim que Luan de Freitas define a doação de um rim ao irmão gêmeo, Rauan (assista abaixo). Os dois têm 29 anos e fizeram a cirurgia nesta sexta-feira (24), no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Histórias como a deles se repetem na unidade, que já soma 300 transplantes do órgão.

“Estou muito feliz hoje por saber que ele vai conseguir seguir a vida dele, isso pra mim é o mais gratificante, é um mundo novo, uma vida nova, não tem nada que pague”, disse Luan , pouco antes da cirurgia.

Esta não é a primeira vez que Luan ajuda Rauan. Há 10 anos, quando o irmão foi diagnosticado com leucemia, ele contribuiu com medula. No entanto, o jovem transplantado sofreu com os efeitos dos medicamentos e acabou com o rim debilitado, necessitando de um novo órgão.

Luan logo se prontificou. A compatibilidade com o irmão foi confirmada e Rauan não precisou ir para a fila de espera por um rim.

“Gratidão eterna”, diz Rauan sobre o sentimento de receber o órgão do irmão mais uma vez.

Neste mês, a campanha Setembro Verde, marca o incentivo à doação de órgãos. “É uma coisa tão simples, basta você comunicar à família que é doador”, diz Luan.

Já Rauan, com expectativas pela recuperação, faz planos para o futuro. Quer realizar o sonho de ser enfermeiro. “Acabei adquirindo o gosto pelo tempo que eu passei internado. É uma coisa que eu quero seguir e também orientar pessoas a doar medula, para ajudar outras pessoas”, conta.

300º transplante

O sentimento de gratidão também é compartilhado por José Gilson de Araújo pela irmã, Aparecida Araújo, que também doou um rim. Os dois protagonizaram o 300º transplante do órgão no ICDF, em 27 de agosto.

José foi diagnosticado com uma doença renal há nove anos. Desde então, passou a enfrentar problemas a ponto de um dos rins parar de funcionar. Ele foi submetido a sessões de hemodiálise, procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

De acordo com o ICDF, o transplante de órgãos só ocorre quando todas as outras opções de tratamento não mostram resultado, mas a hemodiálise não foi suficiente para José. Ele ficou dois anos na fila por um rim, até que a irmã decidiu que era ela quem iria colaborar.

“Nada se compara ao benefício que eu trouxe pra vida do meu irmão, que é qualidade de vida, não precisar mais fazer hemodiálise, ter vida normal”, diz Aparecida.

A cirurgia correu bem e os irmãos vivem a vida normalmente. “As pessoas acham que se uma pessoa doar o rim pra outra ela não vai mais ter uma vida normal. Mas, pelo contrário, ela vai ter qualidade de vida”, afirma Aparecida.

 

Para José, a irmã é um exemplo. “Hoje eu estou muito bem agradecido a Deus e a ela por esse gesto e que isso sirva de incentivo pra esse gesto de amor”, diz.

Como funciona a doação de órgãos

Quando o paciente não pode contar com um familiar que possui órgãos compatíveis, é encaminhado para uma fila, que considera a gravidade do paciente, além da idade do doador – órgãos de pessoas com 18 anos são destinados, preferencialmente, para adolescentes ou crianças.

Conforme a Lei dos Transplantes, a doação de órgãos pode ocorrer por pessoas vivas ou mortas:

Doador vivo: um dos rins, parte do pulmão, do fígado e da medula óssea.

Doador falecido: após confirmada morte cerebral, que pode doar córnea, rins, coração, fígado, pâncreas, pulmões, intestino, pele, ossos, tendões e vasos.

Para pessoas mortas, é necessária autorização familiar. A coordenadora de transplante do ICDF, Helen Souto Siqueira Cardoso, alerta para a necessidade de falar sobre a adesão aos parentes.

“A doação entre vivos não consegue suprir a demanda tão crescente nos últimos anos de transplantes, por isso é importante que você comunique a sua família o desejo de doar órgãos”, diz a médica.

Fonte: G1 – https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/09/25/renascimento-pacientes-ganham-recomeco-apos-doacao-de-orgaos-feita-pelos-irmaos-no-df.ghtml  – 27/09/2021