ABCDT REÚNE COM SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PERNAMBUCO

0
94

A ABCDT regional de Pernambuco, representada por seu diretor, Dr. Wagner Barbosa, se reuniu nesta sexta-feira (08/01/2020) com o secretário de estado da saúde, Dr. André Longo. A reunião ainda contou a presença da Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Dra. Cristina Mota; Secretário Executivo de Administração e Finanças, Dr. Caio Mulatinho e a Superintendente de Regionalização, Dra. Anna Renata Lemos, Dr. Tarcísio Gomes da Nefroclínica, Dra. Ana Paula e Dr. Joaquim Melo, ambos da Clínica de Diálise do Cabo.
O objetivo foi tratar sobre a regulação do repasse do pagamento da TRS pela SES, que deve ser efetuado dentro do prazo previsto de acordo com a Portaria de Consolidação Nº 06, no seu Artigo 303. O secretário se comprometeu em dar celeridade nos processos administrativos internos.
Outro tema discutido foi o repasse dos valores previstos na Portaria GM/MS Nº 3822. O secretário informou à ABCDT que já estava ciente da portaria e entrou em contato com o Ministério da Saúde cobrando, se possível, que saísse uma outra Portaria explicitando a forma de distribuição deste recurso, pois chamou sua atenção o fato do recurso ter sido liberado através do FAEC (Usado especificamente para pagamento de produção). E portanto, já solicitou ao MS a memória de cálculo com detalhamentos.
Por fim, foi discutido o sistema de cofinanciamento para as clínicas de diálise. O Dr. Wagner apresentou o modelo que já é realidade no estado do Rio de Janeiro e a tentativa de implantação no estado de Santa Catarina. O Dr. André Longo se posicionou sensível a causa, porém, disse que Pernambuco por lei deve contribuir com 12% da saúde. No entanto, contribui em torno de 18%. Para atender a este pleito teria que ter uma fonte de recurso extra. O tema ficou em aberto para futuras tratativas que ele considera mais que justa.