ABCDT DEBATE COFINANCIAMENTO COM SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

0
88

A ABCDT participou de uma reunião, no dia 27 de julho, com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro para discutir as pendências relacionadas ao cofinanciamento para as clínicas de diálise que prestam serviços ao SUS.
A reunião contou com a presença do Subsecretário de Regulação e Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde, Sr. Rômulo Coelho, o Secretário Executivo da ABCDT, Dr. Carlos Pinho e o Diretor da ABCDT – Regional Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Sloboda.
O Subsecretário informou que será editada uma nova portaria para corrigir algumas distorções da anterior, para que o processo possa ficar mais ágil. No entanto, não ficou claro quais serão as alterações. Mas a boa notícia é que a diálise peritoneal também será inserida no cofinanciamento.
A ABCDT sugeriu que a base de repasse para os municípios/clínicas fossem os mesmos dados da central de regulação. Assim, não haverá distorções e o valor será pago pelo número de pacientes SUS de cada clínica.
O Sr. Rômulo informou que as atividades na UERJ estão ativas para a confecção de FAV e autorizou as clínicas a enviarem os pacientes via Central de Regulação Estadual para realização do procedimento.
O subsecretário ainda fez a promessa que, permanecendo a atual equipe de gestão na secretaria, os repasses do cofinanciamento serão feitos diretamente às clínicas de diálise, sem passar pelas secretarias municipais de saúde.
Por último, ele solicitou ajuda à ABCDT para a criação de polos de transplante no interior do Estado do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.