PREFEITURA INAUGURA CENTRO DE HEMODIÁLISE DE ITAPEVI

0
78

“O meu sofrimento finalmente vai diminuir. Não tenho palavras para descrever o meu sentimento de gratidão”. A afirmação emocionada foi feita por Alverida Ernestina de Oliveira, de 67 anos, moradora do Parque Suburbano, sobre a inauguração, nesta quinta-feira (26), do Centro de Hemodiálise de Itapevi, na Vila Santa Rita.
Há cinco anos, Alverida necessita fazer hemodiálise três vezes por semana. Até então, ela fazia o tratamento em Osasco. “Saía de casa cedinho e só voltava à noitinha. Além das horas que passamos na máquina, sofremos com o trânsito parado e não temos descanso. Agora isso vai mudar”, desabafa.
A prioridade do atendimento é para os pacientes residentes em Itapevi, mas se houver vagas, moradores de municípios vizinhos também serão atendidos. O controle de vagas será realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como determina a lei.
O atendimento começará escalonado, com 10 cadeiras de hemodiálise, mas o centro tem capacidade para até 30 atendimentos simultâneos.
O tratamento de diálise começa efetivamente em 1º de outubro (terça-feira). A programação do atendimento aos pacientes já começou a ser agendada.
O centro funcionará de segunda a sábado, das 6h às 20h, e realizará por dia 30 sessões de hemodiálise em três turnos diários. Este serviço será prestado pela empresa terceirizada DaVita, vencedora de processo de licitação.
O espaço foi montado com recursos próprios do município e será mantido pela Prefeitura de Itapevi. Os custos para manutenção do centro serão de R$ 370 mil por mês.
O espaço conta ainda com ar-condicionado, televisores e sinal de wi-fi para garantir o conforto dos pacientes durante as horas de tratamento.
Hemodiálise
O tratamento é necessário para pacientes com doença renal em estágio avançado que precisam de diálise contínua ou de um transplante de rim para sobreviver. A hemodiálise consiste no bombeamento do sangue através de uma máquina e um dialisador para remover as toxinas do organismo. O sangue é limpo na máquina e devolvido ao corpo. Todo processo dura cerca de 4 horas e deve ser feito, em média, três vezes por semana.
CIS – Centro Integrado de Saúde
O Centro de Hemodiálise de Itapevi funcionará em uma ala independente do futuro CIS (Centro Integrado de Saúde), que está em fase final de remodelação e será inaugurado no começo de 2020.
Com cerca de 30 especialidades e exames, o CIS possibilitará a realização de consultas com especialistas médicos e exames diagnósticos e preventivos de neurologia, pneumologia, nefrologia, otorrinolaringologia, dermatologia, psiquiatria, cardiologia e ortopedia, além ultrassonografias, colonoscopias e endoscopias, dentre muitos outros.
ItapeVida
A inauguração do Centro de Referência é uma das 20 ações do ItapeVida, programa lançado em julho pela Prefeitura para garantir mais qualidade no atendimento da saúde de Itapevi.
Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.
O Itapevida é uma resposta da Prefeitura a esses problemas. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.
Fonte: Portal Itapevi – https://noticias.itapevi.sp.gov.br/prefeitura-inaugura-centro-de-hemodialise-de-itapevi/ – 27/09/2019