FALTA DE TRANSPORTE PREJUDICA PACIENTES QUE PRECISAM DE HEMODIÁLISE EM FERRAZ DE VASCONCELOS

0
64

Prefeitura informou que ajustes técnicos prejudicaram o serviço.
Os pacientes que precisam de hemodiálise em Ferraz de Vasconcelos estão sem o transporte para ir até as clínicas fazer o tratamento. O serviço é de responsabilidade da Prefeitura, mas, desde a semana passada, os pacientes estão buscando alternativas para não ficar sem atendimento.
Maria da Horta Conceição Pereira precisa fazer o tratamento quatro dias na semana. Há 11 anos, a aposentada faz hemodiálise depois que uma hipertensão mal cuidada sobrecarregou os rins, que pararam de funcionar.
“Se eu não fizer, eu morro. O médico disse que, no máximo, em uma semana. Eu perdendo um dia, para mim já faz toda a diferença. Eu não posso beber líquido e, se eu beber líquido, começo a ficar inchada e fico com falta de ar.”
Nesta segunda-feira (29) ela ficou sem a hemodiálise. Ela faz o tratamento em uma clínica em Suzano. Na última quinta-feira (25), a aposentada descobriu pelo motorista que não teria mais o serviço de transporte pela Prefeitura de Ferraz. No sábado (27) ela foi por conta própria até Suzano. “Minha vizinha me levou porque eu pedi para ela. O motorista falou que ia faltar o transporte porque ele ia só levar a gente e não ia buscar mais.”
José Cícero também sofreu com a falta de informação na última sexta-feira (26) e não sabia como iria voltar para casa. Ele faz hemodiálise em Itaquera. “Não tem como eu ir atrás de condição. É fora de mão aqui em Ferraz e eu iria precisar de três conduções para ir e três para voltar. Além disso, nem sempre que a gente sai da máquina de hemodiálise a gente sai bem. Tem dias que saio com a pressão baixa, ou a diabetes sobe e fico debilitado.”
O aposentado faz o tratamento três vezes na semana. O filho, César de Oliveira, procurou a secretaria municipal de saúde para saber o que aconteceu com o transporte, mas não teve muita explicação. “A resposta foi que eles estavam remanejando outros motoristas de outras secretarias para atender essa demanda. Não foi resolvido porque todos os pacientes ficaram lá na espera.”
A hemodiálise faz a função do rim do paciente para limpar e filtrar o sangue. De acordo com a Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante, as prefeituras têm a obrigação de fazer o transporte de quem faz hemodiálise em outra cidade. Além disso, Ferraz de Vasconcelos não oferece o tratamento.
Por telefone, a Secretaria Municipal de Saúde não atende e, pessoalmente, uma funcionária informou que uma paralisação dos motoristas afeta o serviço.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2019/07/30/falta-de-transporte-prejudica-pacientes-que-precisam-de-hemodialise-em-ferraz-de-vasconcelos.ghtml – 30/07/2019