Alckmin inaugura Centro de Hemodiálise em Itaquaquecetuba

0
65

Espaço tem capacidade para receber 25 máquinas. Dez aparelhos já estão funcionando no local.
O governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin entregou neste sábado (17) o novo Centro de Hemodiálise do Hospital Geral Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba. A unidade já atende, desde setembro, pacientes com insuficiência renal crônica do Alto Tietê.
A unidade tem capacidade para receber 25 máquinas de Hemodiálise. Dez delas já estão funcionando em dois turnos, realizando até 520 sessões por mês. "Dez máquinas são capazes de atender pelo menos 60 pacientes. Nós temos espaço aqui para receber mais 15 máquinas" explica Alckmin.

De acordo com o governo do Estado, o investimento é de R$ 650 mil. A hemodiálise é um procedimento onde a máquina limpa e filtra o sangue. Ela realiza o trabalho que um rim doente não consegue fazer.
Ainda segundo o governo estadual, esta é a primeira unidade de hemodiálise totalmente administrada pelo Estado. Nas cidades de Mogi e Suzano duas clínicas foram credenciadas pelo SUS para oferecer o atendimento, através de cotas e repasses.
De acordo com o médico Auro Buffani, que é coordenador da Unidade de Nefrologia do Hospital Santa Marcelina, a abertura do espaço trará mais comodiade ao paciente renal crônico: "A hemodiálise é um tratamento para pacientes extretamente sensíveis. Se ele não tem esse equipamento aqui, ele tem que viajar, às vezes, até quatro horas para fazer tratamento. Agora, com essa inauguração, ele pode fazer tudo isso mais perto", detalha o médico
Suzano
Ainda neste sábado, o governador falou sobre prazos e obras que estão em andamento no Alto Tietê. Sobre Suzano, ele informou que a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que está sendo reformada, será entregue no dia 15 de janeiro.
O governador ainda falou sobre a implantação do Hospital Estadual no município. "Teremos um hospital decidado à cidade e região que deve ser entregue no primeiro semestre do ano que vem", explicou.
Abastecimento
O governador disse ainda que as obras de interligação entre as represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira) deverão começar em 4 meses: "A previsão dessa obra é de 18 meses. O contrato já foi assinado, acredito que de 3 a 4 meses é o tempo para começar", finaliza.
Fonte: G1 – 19/10/2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui