Eduardo solicita ampliação do serviço de Nefrologia em Itabaiana

0
49

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) esteve na manhã da quarta-feira, 27, em audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para tratar do Centro de Nefrologia de Itabaiana objetivando o aumento do teto financeiro, para que o atendimento passe dos atuais 90 para 150 pacientes. Os prefeitos de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa e de Frei Paulo, José Arinaldo, acompanharam a reunião.

Para o senador, o aumento do teto financeiro para terapia renal substitutiva no município de Itabaiana é indispensável e requer atenção imediata. “Envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde”, explicou Eduardo ao destacar que o Estado deixou de realizar serviços indispensáveis, a exemplo da Central de Transplantes.
Já a secretária Municipal de Saúde de Itabaiana, Andréa Reis, disse que o Centro de Nefrologia é o único serviço especializado em terapia renal substitutiva instalado no interior do estado e segundo ela, atua como referência para os municípios das Regiões de Itabaiana e Nossa Senhora da Glória, abrangendo uma população aproximada de 392 mil habitantes. “O município extrapola o limite financeiro e sem poder aumentar ainda mais o déficit, o município não está absorvendo essa demanda”, explicou Andréa.
Solução
Segundo o Ministério da Saúde, o problema é um velho conhecido da Pasta e que já foram realizadas análises e, agora, aguarda a liberação do teto financeiro. “Tenho toda clareza da importância do serviço e não precisamos de mais elementos para nos convencer que o Centro de Nefrologia de Itabaiana precisa desse aumento de teto”, disse Lumena Almeida secretária de Atenção à Saúde do MS.
Pleitos
Na oportunidade o senador solicitou, ainda, liberação de novos recursos para os municípios de Frei Paulo, Itabaiana e Nossa Senhora das Dores. Todos eles serão beneficiados com novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Fonte: Plenário A Notícia Agora – 28/05/2015 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui