Mudança na gestão da hemodiálise de Aquidauana gera temor entre pacientes

0
94

A mudança do comando do setor de Hemodiálise do Hospital Regional de Aquidauana com a possível "demissão" da dra. Carmem está gerando apreensão entre os pacientes renais. Segundo nota publicada no portal Aquidauana On Line 87 pacientes que são atendidos pelo setor anexo ao Hospital Regional Estácio Muniz de Aquidauana estão entristecido por conta da mudança a ser implantada pelo Gerente de Saúde e interventor do Hospital Dufles Pinto de Souza nomeado pelo prefeito Zé Henrique (PDT).

O leitor não identificado, testemunha que seu irmão passa 4 horas, três dias por semana há cinco anos e que já saiu do local direto para a UTI-Unidade Tratamento Intensivo e que nunca sabe se sobreviverá. "É muito sofrimento".
No texto ele enfatiza a competência e a dedicação da médica para com os pacientes. É uma pessoa humana que inspira confiança e que oferece tranqüilidade aos pacientes tratando todos com atenção e carinho.
Além disso, o internauta ressalta que talvez para os dirigentes e políticos, isso não signifique nada, pois não sentem na pele o que passam os pacientes da Hemodiálise. "Em todos os casos de emergência, lá está ela dando a atenção necessária". Imagina o desespero destes pacientes em momento de crise porque terão que ser atendidos no Pronto socorro pelo médico plantonista. "Além da demora no atendimento, o médico não terá o conhecimento de cada paciente, como ocorre hoje".
O vereador aquidauanense Mauro do Atlântico reagiu aos fatos, dizendo que é com extrema preocupação que está acompanhando a saída da Drª Carmem do setor de hemodiálise do Hospital Regional de Aquidauana. Justifica o Poder Executivo que, trata-se de baratear o custo deste serviço. "Rogo a Deus que o mais importante, a qualidade dos atendimentos sejam preservados e mantidos".
A empresária Selma Ramos, que no ultimo pleito eleitoral disputou uma vaga na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul pelo PMDB, ficou surpresa com a informação, "Como assim baratear? Isso é uma vergonha. Selma acrescentou que seu pai, já falecido teve insuficiência Renal e fez hemodiálise por quase 7 anos emCampo Grande, "conheço esse problema, foi o primeiro transplantado do Estado de MS a ser operado na Santa casa e até fizeram uma reportagem sobre o assunto na época". Segundo Selma a implantação da Hemodiálise foi com muita luta e o setor precisa de um profissional com total capacidade em diálise, pois um deslize o paciente morre sentado na cadeira na hora do tratamento.
A médica Nefrologista, Dra. Viviane Orro se manifestou em rede social esclarecendo que a Dra. Carmem é uma excelente profissional e independente de quem irá assumir esse serviço só espera que seja mantida a mesma eficiência, competência e dedicação que sempre teve.
Participante ativa quando da implantação da hemodiálise em Aquidauana, Dra. Viviane explica que "saúde não tem preço", sendo então inadmissível manter o serviço de Hemodiálise sem um Nefrologista qualificado. "Os renais crônicos tem esse direito e o governo tem essa obrigação, conforme é prevista em Resolução do Ministério da Saúde".
Fonte: Aquidauana News – 05/03/2015 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui