Dia Mundial do Rim (12/03): não esqueça de beber água todos os dias

0
93

Muitas pessoas não tem ideia a respeito das doenças que afetam o rins. Grande parte delas não não sabem para que eles servem. Ao mesmo tempo que milhares de pessoas vem a falecer devido a presença de doenças renais.
Importância dos rins
"A principal função dos nossos rins é a remoção das toxinas e do excesso de água do nosso organismo além de ter um papel fundamental o controle da pressão arterial e estarem envolvidos na produção de células vermelhas do sangue e manter a função saudável de nossos ossos", alertou Marcelo Mazza Nascimento, médico nefrologista do Hospital de Clínicas (HC), professor de nefrologia da UFPR e diretor científico da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Muitos ignoram o papel da hipertensão arterial e de diabete no desenvolvimento das doenças renais. Hoje, no mundo inteiro cerca de 246 milhões de pessoas sofrem de diabetes sendo que esta marca pode atingir ao redor de 380 milhões em 2025. Cerca de um terço dos pacientes diabéticos desenvolvem doença renal infelizmente somente metade destas pessoas diagnosticadas como diabéticas fazem um simples teste e para avaliação da função renal.
A grande preocupação hoje em dia é que as doenças renais são diagnosticadas tardiamente quando o paciente já necessita de diálise ou transplante. No mundo inteiro hoje há aproximadamente 1.5 milhões de pacientes que fazem diálise ou são transplantados renais com previsão de duplicação deste número nos próximos 10 anos.
O intuito da comunidade nefrológica, ao redor do mundo é de assegurar um diagnostico precoce desta doença por meio da realização de exames prevenção que são na verdade muito simples e baratos ao mesmo tempo que oferecem um diagnóstico precoce.
Campanha
Desde 2006 a a Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional da Fundações Renais estabeleceram que todas as segundas quintas-feiras de março, se comemore o DIA MUNDIAL DO RIM em todo o mundo. Várias ações são promovidas pelas diversas entidades no sentido de promover a conscientização da população sobre os males e prevenção da doença renal. Este ano no Brasil ao se comemorar esta data o Cristo Redentor se iluminará com as cores da campanha.
Ao longo destes mais 10 anos, essa campanha de prevenção, promovida pela Sociedade Internacional de Nefrologia, tem-se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica. No último ano, cerca de 250 mil brasileiros passaram diretamente em um dos pontos dos mutirões, onde receberam panfletos, orientações multiprofissionais, aferiram a pressão arterial e, em havendo um fator de risco, realizaram exame de triagem da urina com fita reagente.
As oito regras de ouro da campanha:
1) Verifique se você tem Pressão Alta!
2) Controle o açúcar no sangue e evite o diabetes!
3) Faça atividades físicas!
4) Confira o seu peso e mantenha uma dieta saudável!
5) Beba água!
6) Não fume!
7) Não use remédios sem orientação médica!
8) Seu Rim envelhece como você, portanto fique sabendo: SEUS RINS ESTÃO OK?
Mesa redonda para médicos e estudantes de medicina
"Panorama atual da Nefrologia no Brasil e no Paraná" é tema de mesa redonda que será realizada no Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), no dia 12 de março às 19 horas. O evento que é voltado para estudantes e médicos terá a presença de Cecília Neves de Vasconcelos Krebs, gestora do EMC, que fará a abertura; Marta Vaz Dias de Souza Boger, presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia e delegada do CRM-PR em Foz do Iguaçu, que será moderadora da mesa "Rins saudáveis para todos: Panorama atual da Nefrologia no Brasil e no Paraná"; Domingos Candiota Chula, médico nefrologista do HC/UFPR e da Fundação Pró-Renal, será debatedor do tema "Doença renal crônica no Brasil"; Hélio Vida Cassi, presidente da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), debaterá "Panorama atual da terapia renal substitutiva"; Sérgio Seiji Yamada, médico do Hospital Universitário de Maringá e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será o debatedor do tema "Situação atual do Transplante renal no Paraná"; Marcelo Mazza Nascimento, médico nefrologista do Hospital de Clínicas (HC), professor de nefrologia da UFPR e diretor científico da Sociedade Brasileira de Nefrologia, encerrará a programação debatendo o tema "Nefrologia: realidade e perspectivas".
Serviço: 12/03 – Dia Mundial do Rim
Entrevistas: Marcelo Mazza Nascimento, médico nefrologista do Hospital de Clínicas (HC), professor de nefrologia da UFPR e diretor científico da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Evento Mesa-redonda: Panorama atual da Nefrologia no Brasil e no Paraná
Fonte: Parana Shop – 11/03/2015  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui