Manifestação marca um ano sem hemodiálise em Teresópolis, no RJ

0
44

Ato reuniu 30 pessoas em frente a prefeitura nesta terça-feira (23). Pacientes renais cobram tratamento dentro da cidade.
Pacientes renais e seus familiares fizeram uma manifestação em frente a Prefeitura deTeresópolis, na Região Serrana do Rio, nesta terça-feira (23), data que marca um ano sem o tratamento de hemodiálise no município. O ato teve início às 16h30 e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas. Uma missa foi celebrada pela memória de 25 vítimas da doença que, segundo os pacientes, morreram no período em que o tratamento deixou de ser oferecido na cidade. Cruzes, velas e cartazes foram colocados em frente a sede da prefeitura, mas nenhum representante do governo recebeu os manifestantes.

Há um ano os pacientes renais crônicos precisam se deslocar para Itaboraí, no interior do Rio, para passar pelo tratamento de hemodiálise. Atualmente 90 pessoas dependem do procedimento para sobreviver e enfrentam quatro horas de viagem, ida e volta, três vezes por semana. “Esta foi uma tentativa de chamar atenção do poder público, pois vivemos um drama. Não sabemos mais o que fazer para resolver isso”, desabafou Janete de Oliveira Ribeiro, de 44 anos, que aguarda um transplante de rim há sete anos e faz hemodiálise há nove.
Em nota enviada pela assessoria de imprensa a prefeitura informou que disponibiliza transporte em novo ônibus rodoviário com ar-condicionado e lanche reforçado para os pacientes que realizam o tratamento fora do município.
O setor de hemodiálise em Teresópolis funcionava no Hospital São José até setembro de 2013. Ele foi fechado depois que pacientes foram infectados pelo vírus da hepatite C enquanto utilizam as máquinas. A interdição foi determinada pela subsecretaria estadual de Vigilância em Saúde. Em janeiro deste ano o governo municipal anunciou a construção do Centro de Hemodiálise de Teresópolis. A previsão era de que as obras fossem concluídas até o dia 15 de setembro, mas o prazo foi prorrogado e o espaço só deverá ficar pronto em dezembro de 2014. A obra foi orçada em R$ 2.091.637,13, sendo R$ 1,8 milhão custeado pelo Governo do Estado.
Fonte: G1 – 23/09/2014 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui