COMUNICADO ABCDT

0
49

Prezados associados:

A ABCDT desenvolveu um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde e a ANVISA para a composição da nova RDC e da portaria que define a linha de cuidados do paciente renal. A Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN e a Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia – SOBEN também participaram dessa empreitada.
Sempre pautamos pelo respeito e pela ética, principalmente com os nossos pacientes. Defendemos com muita garra e disposição os interesses das clínicas, sempre com argumentações baseadas em evidências médicas. Construímos juntos, ao longo de mais de 1 ano de trabalho, um documento ( e nesse aspecto louvamos a participação da SBN) que nos parece factível, dentro da realidade brasileira e completamente diferente do original, que todos conhecem, pré editado no ano de 2012. Foi um trabalho árduo, em discussões nem sempre amistosas, mas que a nosso ver, valeu a pena. A nova RDC agora publicada, acredito, deva ter boa aceitação pela maioria dos prestadores de serviço em diálise.
Conseguimos também avanços na discussão da portaria da linha de cuidados do renal. O maior deles, sem dúvida, foi incluir também o incentivo de 3 até 12% para o pagamento do CAPD. No texto original, havia menção de que esse bônus seria destinado apenas para a sessão de HD.
Infelizmente não conseguimos o reembolso que imaginávamos o ideal para atender o conservador (nesse aspecto pedimos a todos que leiam abaixo o ofício enviado pela ABCDT ao Dr. Fogolin, e a resposta que obtivemos).
De qualquer forma, melhorias aconteceram com o pagamento das fístulas, implantes de cateteres e remuneração do CAPD.
Continuaremos na luta incessante por melhores condições de trabalho e remuneração a todos os profissionais envolvidos com a TRS no Brasil.

Atenciosamente,
Dr. Hélio Vida Cassi
Presidente da ABCDT

OFÍCIO ABCDT AO MINISTÉRIO DA SAÚDE 

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE AO OFÍCIO DA ABCDT

RESPOSTA DA ABCDT AO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui