Hospital da Transamazônica é o único com serviço de nefrologia no sudoeste do Pará

0
143

Com estrutura suficiente para realizar 1.400 sessões de hemodiálise/mês e capacidade para atender cerca de 100 pacientes – além do acompanhamento dos pacientes crônicos e agudos e dos que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva -, o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, inaugurado em 2007, é o único da região sudoeste do Pará que oferece o serviço de nefrologia, especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

De acordo com o nefrologista Eduardo Anjos, também responsável pelo setor do hospital, a demanda – 100% originária do SUS – não é só do município de Altamira. “Atendemos pacientes de toda a região. Além de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Vitória do Xingu, Anapu, Pacajá, Senador José Porfírio e Porto de Moz são alguns dos municípios que encaminham pacientes”, explicou.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de mal nos rins, como cálculos, inflamações e infecções. Moradora de Altamira, Maria Olinda fazia o tratamento de hemodiálise em Belém. Com a chegada do Hospital Regional foi transferida e voltou para sua cidade. “Em Belém era bem tratada, mas aqui é minha terra", comemora. "Faço o tratamento aqui desde 2008 e não tenho do que reclamar: a equipe é superatenciosa, os médicos, técnicos e enfermeiros nos tratam muito bem. Só tenho a agradecer". Maria conta que também já foi operada no hospital.
Arnaldo do Vale sofria de pressão alta e diabetes quando descobriu o problema. Ele também fazia acompanhamento fora de Altamira. Para ele, o hospital melhorou muito a vida dos pacientes. "Não tenho nenhuma reclamação: faço três sessões por semana e às vezes até mais, quando preciso”, disse ele.
O nefrologista destacou, ainda, que todos os equipamentos de hemodiálise e seus respectivos insumos são únicos na região. “Apenas o HRPT tem um serviço de nefrologia na região, por isso toda a demanda é nossa. Os pacientes contam ainda com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, enfermeiro e nutricionista, que oferecem todo o apoio necessário”, afirmou. O hospital também disponibiliza transporte gratuito aos pacientes de ida e volta para casa, nos dias de tratamento.
O médico explica que os pacientes de hemodiálise crônica fazem o tratamento três vezes na semana, por 4 horas, sendo o mais antigo ainda de 2007. "Temos pacientes provenientes de outras clínicas de hemodiálise que fazem o tratamento há mais de 10 anos", acrescentou. "O paciente recebe acompanhamento pelo tempo que for necessário”.
O serviço do Hospital Regional Público da Transamazônica é referenciado, ou seja, o paciente precisa ser encaminhado por uma unidade de atendimento básico para que seu atendimento seja realizado.
Fonte: Agência Pará de Notícias – 05/12/2013 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui