Reunião da ABCDT no Congresso Sul Brasileiro abre discussão sobre os atrasos de pagamento da TRS

0
45

A ABCDT iniciou em maio/2017 uma série de reuniões para discutir sobre a crise da diálise no Brasil. O objetivo é fazer um mapeamento dos problemas enfrentados pelas clínicas, principalmente, em relação ao atraso no repasse dos recursos recebidos pelo Fundo Nacional de Saúde, entre outros assuntos.
A primeira reunião aconteceu em 12/05 no VII CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE NEFROLOGIA – CURITIBA/PR. Estiverem presentes o vice presidente da ABCDT, Dr. Marcos Vieira, o secretário Dr. Carlos Pinho, o ex-presidente da ABCDT Dr. Hélio Cassi, que atualmente faz parte do conselho fiscal, a presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Dra. Mirian Gressler Gomes, o presidente da Sociedade Catarinense de Nefrologia, DR. Leonardo Ribeiro, além de representantes de clínicas da região sul.
Foi exposta a real situação das clínicas que sofrem com o atraso no repasse e como as clínicas podem, por meio da associação pressionar os gestores na liberação destes recursos. A entidade mostrou as ações que estão sendo realizadas frente ao Ministério da Saúde e ANVISA, também foram discutidas as sugestões dos associados, como negociação com secretarias de saúde, ação judicial e solicitação de reajuste da tabela SUS. Além disso, os sócios estão empenhados em aumentar o número de associados para fortalecer a ABCDT, participando do programa ABCDT + 500.