Paciente renal consegue doador de rim após postagem na web: “ganhei um irmão”

0
55

Lourivan Alves encontrou um doador 100% compatível a 600 quilômetros de distância graças a postagem em rede social. Agora, luta é para fazer transplante pela rede pública.
espera por um transplante de rim está perto no fim para Lourivan Alves dos Santos, de 31 anos. Paciente renal crônico, ele vive em Augustinópolis, no extremo norte do Tocantins, e faz hemodiálise há quase três anos. Ele encontrou um doador 100% compatível a cerca de 605 quilômetros de onde mora após fazer uma postagem no Facebook. Agora, luta é para conseguir fazer o transplante pela rede pública.
O doador é James Dias Silva, de 35 anos, que mora em Palmas. Ele não conhecia Santos, mas mesmo assim resolveu doar o órgão. “A esposa dele que postou. O Lorivan não acreditava que isso pudesse acontecer pelas redes sociais, mas mesmo assim ela colocou. Eu vi a postagem e como sou doador de sangue há oito anos resolvi fazer o teste e doar”, comenta silva.
O paciente conta que ficou surpreso com a repercussão que a campanha ganhou e a quantidade de pessoas que se dispuseram a doar. “Minha esposa começou essa campanha com umas amigas dela e foi fluindo. Os amigos foram compartilhando, foi rodando e deu uma repercussão enorme. Graças a Deus, conheci o James e deu certo. Teve outras pessoas que ligaram e disponibilizaram, mas não foram compatíveis.”
Os dois fizeram os exames necessários na última semana em Augustinópolis e dizem já possuir uma forte ligação.
O doador James Dias tem três filhos e recebeu apoio de toda a família. Ele diz ter ficado surpreso com a atitude da esposa, que apoiou a decisão desde o início. “Ela abraçou a causa comigo e disse: ‘se seu coração está pedindo vai porque estou aqui para te apoiar no que der e vier’. Nós sempre gostamos de ajudar o próximo e essa campanha dele na internet me comoveu muito”, disse.
A luta de Lourivan Alves e da esposa dele, Andressa Louryvann, agora é para conseguir fazer o transplante. Ele faz hemodiálise em uma clínica em Imperatriz (MA) pelo Sistema Único de Saúde (Sus), mas para fazer o procedimento precisará se mudar para Goiânia (GO).
A cirurgia também deve ser feita pela rede pública, mas o paciente busca na Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (Sesau) um auxílio para tratamento fora do domicílio. Segundo ele, os gastos com tratamento, estadia, viagens e exames devem ficar próximo de R$ 30 mil.
“A gente está programando um bingo para conseguir algum dinheiro. Depois, vou transferir o tratamento para uma clínica de Goiânia. Lá a gente vai fazer novos exames e depois disso esperar pela cirurgia se não tiver nenhum empecilho. É complicado, demorado, mas tem que seguir em frente e não desistir.”
Ele conta que procurou a Sesau para tentar um auxílio, mas ainda não conseguiu. “Falaram que era difícil, que demora se for esperar por eles. Nós conseguimos uma novilha e um bode e estamos tentando arrecadar mais algumas coisas para fazer um bingo.”
A Secretaria de Estado da Saúde disse que está à disposição para colaborar com a realização de transplante do paciente Lourivan Alves dos Santos, mas que segue normativas do Ministério da Saúde no que se refere a Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
“Para que a Secretaria de Estado possa oferecer passagem e ajuda de custo, a secretaria municipal de residência do paciente deve encaminhar solicitação ao serviço de regulação estadual, junto com o agendamento de consulta ou da data de realização do transplante”, disse em nota.
Fonte: G1 – http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/paciente-renal-consegue-doador-de-rim-apos-postagem-na-web-ganhei-um-irmao.ghtml – 21/06/2017