Crianças vão tocar violino para pacientes durante hemodiálise

0
66

Objetivo da ação é tornar o tratamento menos doloroso.
Neste sábado (1), 50 pacientes renais atendidos pelo Instituto do Bem vão vivenciar um momento especial. Eles terão a oportunidade de assistir à apresentação de crianças da Academia Jaime Lourenço enquanto fazem hemodiálise. A apresentação vai acontecer, a partir das 09 h, na Clínica de Doenças Renais, que fica na avenida Rio Branco, 185, na Ribeira, em Natal.
O objetivo da ação é tornar o tratamento menos doloroso. “Os pacientes ficam na máquina que faz a hemodiálise por, pelo menos, quatro horas, sem poder se movimentar, ficam muito ociosos. A música leva alegria pra todo mundo e a gente quer alegrar essas pessoas”, disse a assistente social do Instituto, Brenda Cirne.
A apresentação vai contar com 15 crianças, entre 06 e 11 anos de idade, da escola de violino da Academia, que vão tocar músicas eruditas, populares e didáticas, durante uma hora.
“Uma música por um sorriso. Será uma troca. Sabemos que o momento da diálise é um momento de sofrimento e a música aproxima os corações. Queremos levar alegria, distraí-las, tocar a alma dessas pessoas”, afirma Jaime Lourenço, professor e dono da academia de música. Ele será o regente da “Camerata” no dia da apresentação. O professor de piano, Eli Cavalcanti, também estará presente.
Para o Instituto do Bem, o momento também pode contribuir com a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. “Queremos que essas crianças tenham, desde já, contato com a realidade de quem precisa de um transplante. É uma forma de trabalhar essa consciência”, explicou Brenda.
Fonte: Portal no Ar – https://portalnoar.com.br/criancas-vao-tocar-violino-para-pacientes-durante-hemodialise/ – 31/05/2019