APOSENTADA ESPERA HÁ MAIS DE UMA DÉCADA POR TRANSPLANTE DE RIM NO PIAUÍ: ‘MEU MAIOR SONHO’

0
46

Alice Fonseca é uma das mais de 500 pessoas na lista de espera por uma doação de órgão. Especialista afirma que é importante que quem têm intenção de doar avise aos familiares. Piauí tem cerca de 500 pacientes a espera de doação de órgãos.
Há 11 anos, a aposentada Alice Fonseca descobriu que tinha insuficiência renal. Desde então passou a fazer tratamento na máquina de hemodiálise, três vezes por semana, durante quatro horas. O procedimento é necessário para limpar e filtrar o sangue.
Ela contou que sai da clínica onde faz o tratamento debilitada e que enfrenta muitas restrições como paciente renal.
“Quando a gente sai da maquina não sai muito legal. Sai com a pressão baixa, tem que esperar um pouquinho para sair, mas temos que enfrentar com força, coragem e não perder a fé”, relatou.
O enfermeiro Francisco de Moura explicou que esse tratamento é feito quando o paciente está no estágio final da doença.
A aposentada Alice Fonseca espera há 11 anos por transplante no Piauí
“A maioria deles está com a função renal praticamente inexistente, não urinam mais e consequentemente eles vão ter uma restrição alimentar e hídrica muito rigorosa”, explicou.
Alice está na fila de espera por um transplante há mais de uma década e, de acordo com dados da Central de Transplantes do Piauí, a expectativa não é muito otimista.
Atualmente, mais de 500 pessoas aguardam por um transplante de órgão. O índice de recusa das famílias para doação de órgãos ainda é alto, segundo a Central de Transplantes, chegando a mais de 60%.
Para Ayla Carvalho, da Central de Transplante, deixar claro para os familiares a intenção de doar os órgãos é uma medida recomendada para garantir que a doação seja feita.
Piauí tem mais de 500 pacientes aguardando por transplante
Reprodução/TV Clube
“A abordagem para que a família seja doadora acontece em um momento de muito sofrimento. A notícia do falecimento ainda é recente. Então é importante que se discuta isso antes”,
Em 2019 foram realizados 11 transplantes de rim e 78 de córnea no Piauí. Quem ainda está na fila de espera aguarda ansiosamente. “Meu maior sonho é o transplante”, desabafou Alice.
Fonte: Diário Piauí – https://www.diariopiaui.com/aposentada-espera-ha-mais-de-uma-decada-por-transplante-de-rim-no-piaui-meu-maior-sonho/ – 30/09/2019