Diretoria

Na última sexta-feira (27/09/19) a ABCDT realizou uma reunião com seus associados no Bourbon Atibaia Convention Center, em Atibaia/SP, durante o XX Congresso Paulista de Nefrologia.
O diretor executivo da ABCDT, Carlos Pinho, fez um breve relato das últimas negociações da entidade com o Ministério da Saúde e os constantes contatos com o poder legislativo. O último encontro foi em 12/09/2019 com o Senador Rodrigo Cunha do PSDB/AL, ocasião em que a ABCDT relatou os maiores problemas enfrentados pelo setor nefrológico. O Senador se mostrou aberto e interessado ao tema e se comprometeu de estudar formas de tentar ajudar a encontrar soluções para a crise da diálise.
Em seguida foi relatado o caso de sucesso do Estado Rio de Janeiro que teve o cofinanciamento aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Assembleia do Rio de Janeiro, que levou em consideração “que o valor do procedimento de hemodiálise e a confecção da FAV pagos pela tabela SUS, através da APAC, não cobre o custo real dos procedimentos descritos, conforme estudo apresentado pela ABCDT e ratificado pela Secretaria de Estado de Saúde”.
Após a aprovação da CIB a Secretaria Estadual de Saúde publicou no D. O. a complementação, conforme documentos disponíveis no site www.abcdt.org.br .
A ideia é tentar conseguir que os demais estados ou municípios brasileiros também concedam o cofinanciamento para todas as clínicas de diálise que prestam serviços ao SUS. Para isto a ABCDT irá disponibilizar informações relativas ao ocorrido, para que sejam adaptadas a cada caso, pois, há grandes diferenças de cenários e custos de região para região.