O ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, Professor Doutor Nestor Schor, faleceu em 03 de fevereiro de 2018.
Nasceu em 09 de dezembro de 1946, em São Paulo. Filho do médico romeno Hirsch Schor e de Tuba Laser Schor. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo em 1972.
Fez doutorado em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP em 1977, a seguir Pós-Doutorado na Harvard Medical School entre 1978 e 80 e na Cornell Medical School em 1993.
Livre-docente pela Unifesp em 1989. Três anos depois, foi aprovado em concurso para a função de Professor Titular dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Medicina.
Foi Chefe da Disciplina de Nefrologia, Chefe do Departamento de Medicina, Presidente da Fundação Oswaldo Ramos/Hospital do Rim e Hipertensão e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP.
No início de 1990, desenvolveu o Laboratório de Biologia Celular.
Foi Presidente da Sociedade Paulista de Nefrologia, da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica e da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Em 2007 foi Presidente do Congresso Mundial de Nefrologia.
Era Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina.
Atuava como professor, pesquisador e palestrante em diversos temas, como hemodinâmica glomerular e microcirculação renal, fisiopatologia renal, insuficiência renal aguda, litíase renal, nefrotoxicidade, infecção urinária, produtos naturais, biologia celular e molecular de células mesangiais glomerulares e células tronco e rim.
Fazia parte do corpo editorial de 40 periódicos, dentre eles o American Journal of Kidney Diseases, Clinical Jounal of American Society of Nephrology, Current Opinion in Nephrology and Hypertension, Renal Failure, Kidney International, Einstein e International Brazilian Journal of Urology dentre outros. Publicou mais de 200 artigos em revistas científicas, mais de 280 capítulos em livros e foi editor principal em mais de 50 livros. Teve mais de mil resumos publicados em canais de congresso.
Recebeu dezenas de prêmios, sendo os mais recentes: Melhor Artigo Científico da Einstein (2006), do Instituto de Ensino Pesquisa Albert Einstein; o Best Basic Science Abstract (2005), concedido pela International Continence Society; o primeiro lugar da categoria de trabalhos originais (2005); Award and Title of “Comendador” of National Order for Scientific Merit from Science and Technology Minister and from the Republic President (2002); International Medal from National Kidney Foundation-USA (2003); Lifetime Achievement Award for “Recognition of Outstanding Lifetime Contributions to the Field of Urolithiasis Research” (2012); Prêmio do Presidente da Sociedade Latino-americana de Nefrologia e Hipertensão Arterial (2014); Prêmio Lide Saúde 2015: “Grandes Nomes da Medicina Brasileira” (2015), etc.
Formou dezenas de mestres e doutores e foi homenageado em 2017 pelo seu legado à Nefrologia Sulamericana.
Ficará sempre presente na nossa memória como um médico a frente de seu tempo, com ideias inovadoras e um toque de rebeldia das pessoas brilhantes.

05-02-2018 - Foto Nestor

Posts recentes