Nota de Esclarecimento

0
45

A assessoria técnica da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT esteve reunida em 23/02/2015 com o Coordenador da Alta e Média Complexidade do Ministério da Saúde, Dr. José Eduardo Fogolin Passos. A ABCDT questionou sobre o reuso de dialisadores para pacientes portadores de hepatite, que não será mais permitido a partir de meados do mês de março/2015, de acordo com a RDc 11/2014.

Segundo o Coordenador, o Ministério está realizando um estudo do impacto financeiro que acarretará essa medida. Durante o mês de março, deverá ser criado um código específico para pagamento diferenciado da diálise desses pacientes através de APAC.
Em reuniões anteriores, a ABCDT sempre defendeu a tese de que independente do número de pacientes que não mais terão dialisadores reutilizados, o pagamento deveria ser feito no mesmo molde do que acontece hoje com os paciente HIV positivo.
A entidade entende que não há nenhuma diferença na realização do procedimento, seja ele para pacientes com hepatites ou AIDS. O que muda é só o tipo de vírus. O restante é tudo exatamente igual. Assim, como já existe um reembolso determinado para renais aidéticos, esse mesmo reembolso, de forma automática deveria ser pago para pacientes portadores de hepatite.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui