Guerra compromete tratamentos médicos

0
53

Pessoas com insuficiência renal precisam de três sessões de diálise por semana, mas, para a maioria [dos iemenitas], essa quantidade foi reduzida a duas sessões devido à falta de medicamentos provocada pela guerra.


Os centros de tratamento de diálise no Iémen estão em estado crítico. Desde o início da guerra, a aquisição de materiais para a realização de sessões de diálise tem sido extremamente difícil, de acordo com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Segundo William Turner, coordenador-geral dos MSF no Iémen, a guerra paralisou a capacidade financeira do sistema de saúde de importar os suprimentos necessários, fazendo com que a ajuda externa seja a maior prioridade agora. Por isso, os MSF pedem às organizações internacionais para apoiarem estes centros, uma vez que mais de 4.400 pacientes com insuficiência renal têm as suas vidas em risco.
As pessoas com insuficiência renal estão num momento crítico, já que faltam suprimentos médicos essenciais no país. Normalmente, os pacientes precisam de três sessões de diálise por semana, mas, nas atuais circunstâncias, para a maioria, essa quantidade foi reduzida a duas sessões, disse Turner.
Numa tentativa de atenuar o problema, os MSF estão a oferecer medicamentos para tratar um total de 660 pacientes durante seis meses. Os suprimentos chegaram a quatro centros de diálise com necessidades mais urgentes. Entretanto, faltam suprimentos na maior parte dos 28 centros em operação no Iémen, o que provoca interrupções nos tratamentos. Se os pacientes não receberem as suas sessões semanais morrerão, alertou Adel Al-Hagami, médico e coordenador do Centro de Tratamento de Diálise do Hospital Al-Jumhori, em Sana´a.
Fonte: Fatima Missionária http://www.fatimamissionaria.pt/ – 01/08/2016