Doença Renal Crônica – Comum, silenciosa mas tratável

0
73

Dr. Miguel Carlos Riella
Nos últimos anos ficou evidente que a Doença Renal Crônica afeta entre 10-15% da população adulta e que a maioria das pessoas não tem conhecimento disto, já que é uma enfermidade silenciosa que produz sintomas apenas quando há perda de mais de 75% da função Renal.

Existem dois exames bastante simples que permitem uma avaliação funcional dos rins: um exame de sangue chamado creatinina, que é uma proteína produzida pelos músculos diariamente e totalmente filtrada pelos rins. Uma outra maneira é o exame simples da urina, produto dos rins. Normalmente a urina não contêm proteína (albumina) porque não passa pela barreira de filtração. A presença de albumina na urina pode indicar uma enfermidade dos rins ou uma enfermidade sistêmica. Os dois exames são simples, baratos, rápidos e fornecem muitas informações.
Os principais grupos de risco para Doenças Renais são: idosos, obesos, diabéticos, hipertensos e aqueles com histórico familiar de Doença Renal ou Cardiovascular. Para estes os exames citados são essenciais.
Os mesmos princípios para uma saúde global se aplicam a prevenção da Doença Renal Crônica: alimentação saudável baseada em mais frutas, verduras, cereais e peixes. Pouco sal. Menos produtos industrializados. Exercícios diários, não fumar, manter-se dentro do peso ideal.
No entanto, para os grupos de risco há cuidados adicionais: Hipertensos devem ter certeza do bom controle da pressão arterial. Não basta tomar os remédios indicados. Logo a monitorização frequente é indicada.
Diabéticos devem ter um bom controle de glicemia, não apenas pela glicemia em jejum mas pela hemoglobina glicada, monitorar a presença de albumina na urina e o controle da pressão arterial. Aqueles com histórico familiar de Doença Renal e/ou Cardiovascular e os Idosos merecem também cuidado adicional sobretudo sobre a pressão arterial; evitar tomar medicamentos que possam prejudicar os rins como anti-inflamatórios; fazer exames radiológicos com contraste apenas quando realmente necessários e sob controle médico.
Hoje em dia para o tratamento da Doença Renal Crônica, dispomos de medicamentos que são renoprotetores, ou seja, protegem os rins principalmente nos hipertensos e diabéticos. Um exame periódico anual permite um check up e a determinação precoce de muitas enfermidades que podem ser tratadas. Não espere por sintomas ou sinais. Procure seu médico!
Fonte: Revista Graciosa
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui