‘Desafio da Pisadinha’ anima sessão de hemodiálise na Santa Casa de Cachoeiro

0
52

Os pacientes que vieram fazer sua sessão de hemodiálise nesta segunda-feira (12) na Santa Casa de Cachoeiro tiveram uma surpresa bem animada. Os funcionários do setor fizeram o “Desafio da Pisadinha”, vídeo que viralizou nas redes sociais. Com música, dança e bom humor, todo mundo entrou na brincadeira e a manhã foi para lá de divertida. (Veja o vídeo no final da matéria).
Essa é apenas uma das ações de humanização que são realizadas com os pacientes. Durante o ano, acontece desfile, palestra, exposição fotográfica com os próprios pacientes, apresentação cultural, promoção do Dia Mundial da Prevenção da Doença Renal, trabalhos lúdicos de música e dança.
A equipe do setor formada por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, secretárias e apoio, trabalham em conjunto não apenas para realizar o trabalho do dia a dia, mas boa parte da humanização é feita através de suas próprias ideias.
A enfermeira supervisora, Elisabete Sales, entende muito bem a necessidade de projetos como esse, que transformam momentos antes dolorosos e angustiantes, em alegria, aprendizado, descontração e entrosamento entre todos.
“Os pacientes se sentem valorizados, amados. Isso aumenta a autoestima, fazendo com que eles se sintam importantes. E não somente eles, mas os funcionários também ficam mais animados e trabalham com mais amor”, explica.
Além disso, Elisabete frisa a importância da promover as campanhas anuais do Dia Mundial da Prevenção da Doença Renal, que motivam os pacientes, seus familiares e a sociedade em geral, alimentando a importância da doação de órgãos.
Hemodiálise Santa Casa
O serviço de diálise do hospital é o maior no sul do Estado, recebendo pacientes de diversos municípios da região, que acabam enfrentando horas de viagem para fazer o tratamento.
Atualmente, são 30 máquinas operando de segunda a sábado para atender 160 pacientes. Só em 2017, a Santa Casa realizou mais de 23 mil sessões durante o ano, uma média de quase duas mil diálises por mês.
Fonte: Aqui Notícias – https://www.aquinoticias.com/2018/11/desafio-da-pisadinha-anima-sessao-de-hemodialise-na-santa-casa-de-cachoeiro/ – 14/11/2018