Após dois meses, remédio para transplantados segue em falta no Estado de Minas Gerais

0
43

Segundo usuários, a Ciclosporina 50 mg não chega na rede de farmácias desde junho deste ano; o medicamento é necessário para a maioria dos pacientes transplantados e deve ser tomado todos os dias, durante toda a vida.

Transplantada há 17 anos, a aposentada Maria Aparecida de Oliveira Rodrigues, de 50 anos, está com medo de ter que voltar ao banco de hemodiálise por causa da falta do remédio Ciclosporina, necessário para quem passa por transplantes. Há mais de dois meses no programa Farmácia de Todos, do governo estadual. Cansada da espera pela chegada do medicamento, ela resolveu procurar a reportagem de O TEMPO nesta sexta-feira (5).
A aposentada conta que sempre pegou o remédio na unidade que fica localizada na avenida do Contorno, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Preciso tomar de 25 a 50 mg todos os dias. Caso contrário, corro o risco de ter rejeição e voltar para a hemodiálise. O remédio começou a faltar no fim de junho. Já em julho precisei gastar cerca de R$ 302 para comprar uma caixa com 60 comprimidos”, explicou.
A compra do medicamento só foi possível porque Maria Aparecida parcelou o valor, uma vez que a renda da família gira em torno de R$ 2.300. “Já reclamei na farmácia, mas só falam que está em falta e não dão previsão de chegada. Mês passado consegui comprar, mas não sei como serão os próximos meses”, desabafou.
Fonte: O Tempo http://www.otempo.com.br – 08/08/2016