Aberta a 15 Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

0
44

Programação da Semana, que tem como tema "Seja o coração de outra pessoa, segue até o próximo domingo
O Prefeito Alceu Barbosa Velho participou nesta segunda-feira (23.09) da abertura da 15ª Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul. O tema da campanha deste ano é "Seja o coração de outra pessoa". A cor da iniciativa é verde. A Semana, que segue até o próximo domingo (29.09), tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, além de orientar as pessoas sobre como podem tornar-se doadoras. Pela primeira vez um Comitê formado por diversas entidades esteve à frente da organização da Semana.

Estavam presentes a primeira-dama e Coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto, o Vice-Prefeito Antonio Feldmann, a secretária da Saúde, Dilma Tessari, os secretários Agenor Basso (Governo), Victório Giordano da Costa (Procuradoria), Paulo Dahmer (Receita) e Jaqueline Bernardi (Recursos Humanos), o vereador Edi Carlos Pereira de Souza, representando o Comitê Municipal de Doadores de Órgãos e Tecidos, Isoldi Elisabetha Chies, presidente de honra da Associação dos Renais Crônicos da Região Nordeste do RS – RimViver, além de representantes das entidades que compõem o Comitê.
A senhora Jacira Maria Dosso Marques recebeu um transplante de fígado há 13 anos e compartilhou sua experiência. Para ela, é importante que a conscientização para a doação de órgãos ocorra ainda dentro de casa, com familiares e amigos, e nas escolas. "As campanhas que são feitas nas escolas são fundamentais para salvar vidas, assim como a sensibilização das famílias, dentro de casa. Doar órgãos é um ato de amor", disse.
A presidente de honra da RimViver, Isoldi Elisabetha Chies, falou em nome do Comitê Municipal de Doadores de Órgãos e Tecidos. Ela lembrou da primeira campanha realizada no Município, há 20 anos. "Muito se evoluiu, mas o trabalho feito por aquele grupo de voluntários, das mais variadas profissões, levou Caxias ao maior índice de doação do Brasil". Isoldi Chies ainda conclamou a todos para ajudar a aumentar o índice de doação de órgãos na cidade. "Com amor e dedicação, ainda vamos fazer muito por Caxias".
A secretária da Saúde, Dilma Tessari, também ressaltou a importância da campanha para o Município. Dilma destacou que somente no ano de 2013 foram realizados 49 transplantes em Caxias, e que o Hemocentro registra mais de mil doações de sangue por mês. "A doação de órgãos é o grau máximo de solidariedade. Esse estímulo de solidariedade está presente no nosso povo, contudo, devemos manter a campanha durante todo o ano para o tema permanecer presente no cotidiano das pessoas", afirmou.
O Prefeito Alceu destacou a importância da doação de órgãos e ressaltou que as escolas municipais estão à disposição do Comitê para receber a campanha. "Precisamos conscientizar a população do quanto é importante doar órgãos e salvar vidas. Por isso, eu sou doador. Como disse a Jacira, é fundamental levar a campanha para dentro das escolas. Desejo uma Semana de boas realizações e que todos os dias sejam de doação de órgãos", declarou.
A 15ª Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul é uma promoção do Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos, composto pelas Secretarias Municipais da Saúde e Educação, pelo IPAM, pelo Hospital Pompéia, Hospital Geral, Hospital Virvi Ramos, RimViver, NefroClínica, Unimed Nordeste-RS, SSI e Mitra Diocesana. Durante a programação, as entidades irão realizar ações internas com funcionários e público.
Como ser doador: Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, basta avisar os familiares sobre esse desejo. A doação de órgãos só ocorre após a autorização de um familiar documentada. Podem ser doados por pessoas que sofrem morte encefálica: rim, coração, pulmão, fígado e pâncreas. Já os tecidos que podem ser doados são córnea, pele e ossos. Há casos, ainda, de doadores vivos, que podem doar rim ou medula óssea e, ocasionalmente, parte do fígado ou pulmão. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui