ABCDT realiza nova pesquisa sobre dados operacionais das clínicas de diálise

0
50

A ABCDT está realizando a pesquisa sobre dados operacionais 2013 das clínicas de diálise. É muito importante que todas as clínicas do país, tanto privadas quanto públicas, associadas ou não à ABCDT, colaborem. O resultado dessas pesquisas serve como embasamento para as negociações de reajuste do valor da sessão de hemodiálise e outras melhorias de ordem técnica e operacional.
No entanto, a maioria das clínicas de todo o país ainda não responderam a pesquisa. O prazo para entrega da pesquisa foi prorrogado até 30 de setembro de 2014, pois até a presente data apenas 20% das unidades de diálise enviaram o questionário para a entidade.
Os dados fornecidos pelas clínicas são confidenciais, sendo divulgado apenas em estatísticas gerais.

As clínicas devem informar o número de pacientes que atendem pelo SUS e por planos de saúde; quantos pacientes há em diálise peritoneal; qual a capacidade de atendimento; se há fila de espera; se trabalha acima do teto financeiro; se realiza consulta ambulatorial de nefrologia pelo SUS e se tem empréstimo consignado SUS, entre outros.
A ABCDT também está fazendo a atualização dos dados cadastrais da clínica.
O questionário anexo pode ser enviado para o email: [email protected] ou pelo fax: (61) 3225-4725
Início da pesquisa: 17 de abril/2014 / Término: 30 de julho/2014

QUESTIONÁRIO PESQUISA DADOS OPERACIONAIS

Resultado da pesquisa realizada em 2013

A ABCDT realizou entre março e setembro de 2013 a pesquisa sobre dados operacionais das clínicas de diálise. Apenas 338 das 740 clínicas existem no Brasil responderam a pesquisa, sendo 215 associadas à entidade e 119 não associadas.
De acordo com a pesquisa, as clínicas têm capacidade para atender 32% a mais de pacientes do que atendem atualmente, no entanto, 22% dos entrevistados ultrapassaram o teto financeiro em 2012 e apenas 10% informaram o número de pacientes que atendem acima do teto.
Em agosto de 2012 havia 10327 maquinas de hemodiálise distribuídas entre as 338 clínicas que responderam a pesquisa. Em dezembro de 2012 este número subiu para 10621, ou seja, em cinco meses houve um aumento de 2,85% no parque de máquinas.
Mais de 50% das clínicas realizam consulta ambulatorial de nefrologia pelo SUS. Em relação ao transplante 67% dos entrevistados responderam que fazem transplante em serviço próprio ou conveniado e 33% não realizam ou não responderam a pergunta. Foram realizados 2410 transplantes em 2012 nas 229 clínicas que fazem transplante hoje no Brasil.
Ainda de acordo com a pesquisa, 18% das clínicas entrevistadas precisam recorrer a bancos para honrar com os compromissos financeiros.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui