Projeto prevê desconto de 50% na conta de água de clínicas de hemodiálise

0
58

Texto é analisado por comissões do Legislativo campo-grandense.
Entidades que ofertem serviços de hemodiálise poderão ser beneficiadas com desconto de 50% nas contas de água e esgoto, caso projeto de lei do vereador Otávio Trad (PTB) seja aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande. Texto ainda está sob análise e busca atender clínicas conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Trad justificou a medida devido a “falta de financiamento para o setor aliada às dificuldades de sustentabilidade das clínicas e serviços”. Tal situação, em sua opinião, resulta em menor interesse de investidores de abrir novas vagas onde hoje existe longa espera por tratamento.
“Este projeto tem como objetivo oferecer desconto nas faturas de água, matéria-prima extensamente utilizada no tratamento de hemodiálise, para garantir que pacientes desta Capital não sejam prejudicados”, reforçou o petebista, que aguarda avaliação de mérito da proposta antes de sua votação em plenário e sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD).
A hemodiálise é indicada para quem perdeu 85% ou mais do funcionamento dos dois rins e, com isso, não consegue que o sangue tenha filtrado toxinas e excesso de água. Em média, doentes crônicos passam quatro horas realizando o procedimento de três a quatro vezes por semana. Isso auxilia que a pressão arterial fique controlada e o corpo com níveis adequados de sódio, potássio, uréia e creatinina. Todo ano, 39 mil pessoas iniciam esse tratamento.
Fonte: Campo Grande News – https://www.campograndenews.com.br/politica/projeto-preve-desconto-de-50-na-conta-de-agua-de-clinicas-de-hemodialise – 02/05/2018