Presidente da ABCDT participa de reunião com o Ministro da Saúde

0
57

Reunião MS

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Ministério da Saúde.

O presidente da ABCDT, Dr. Luis Carlos Pereira, participou de uma reunião em 07 de julho/2016 com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília. Também estava presentes o tesoureiro da ABCDT, Dr. Leonardo Gigliotti Barberes; o Dr. Olympio Correa Távora, assessor técnico da Confederação Nacional de Saúde – CNS; o senhor Gilson Nascimento, diretor geral da ABRASRENAL e o senhor Francisco de Assis Figueiredo, novo Secretário de Atenção à Saúde, do Ministério.
O Dr. Luis Carlos, fez uma breve apresentação da grave crise financeira que a Terapia Renal Substitutiva – TRS está enfrentando, devido à defasagem do valor pago pelo reembolso do valor da sessão de hemodiálise pelo SUS. E solicitou um reajuste imediato para evitar o declínio do setor. O presidente da ABCDT ainda declarou que é muito importante a revisão da portaria nº 389/14 para tentar solucionar parte da crise. Apesar de não sinalizar nada concreto, o ministro reconheceu que a TRS enfrenta sérios problemas.
Na oportunidade foi entregue ao secretário de Atenção à Saúde a planilha de custos elaborada pela ABCDT e SBN. Ele elogiou o trabalho realizado pelas entidades e ressaltou a importância da ABCDT participar ativamente das discussões sobre o reajuste da sessão de hemodiálise, por ser a entidade que representa as clínicas de diálise.
Também foi entregue ao ministro um clipping reunindo várias reportagens veiculadas na mídia retratando o colapso das clínicas.
A pedido do ministro, a ABCDT foi incluída no grupo de trabalho do Ministério da Saúde que deve rever as formas de pagamento da TRS.