Presidente da ABCDT participa da mesa de abertura do 12º Congresso Mineiro de Nefrologia

0
78

Foto (002)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Junior, participou em 26 de maio/2017 da mesa de abertura do 12º Congresso Mineiro de Nefrologia e 3º Simpósio Mineiro de Transplante Renal. Também participaram a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, Dra. Carmen Tzanno, Dr. Agnaldo Lima, representando a Associação Médica de Minas Gerais, Dr. Daniel Calazans, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Dr. Nilson Albuquerque Júnior, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, e o Dr. José Muniz Pazeli Junior, presidente do Congresso. O evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de maio/2017 no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, o evento foi um grande sucesso.
O Dr. Yussif destacou a terrível crise financeira que as clínicas de diálise veem enfrentando, agravada pela crise política-financeira que assola o país. Ele destacou, que sem dúvida, essa é a pior crise enfrentada pela nefrologia brasileira. “Esse é um momento de unir forças, de centralizarmos as ações e a ABCDT trabalha com o intuito de buscar melhorias e soluções para os problemas enfrentados pelas clínicas”, afirmou.
A abertura também foi marcada por homenagens e muita emoção, o professor Dr. Joao Milton Penido foi homenageado com a comenda Antônio Paolucci pelo seu relevante papel na nefrologia mineira. Foi feita a apresentação de um video sobre a história de criação da Sociedade Mineira de Nefrologia e dos Congressos. E a apresentação de um video homenageando o Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado, que faleceu em 04 de agosto de 2015, após sofrer um traumatismo craniano decorrente de uma queda de cavalo.
O Dr. Fernando era coordenador do departamento de hemodiálise do Hospital Bom Pastor em Varginha/MG, membro da Associação Mineira dos Centros de Nefrologia – AMICEN. Também foi diretor da ABCDT Regional de Minas Gerais na gestão de 2010/2012.
O número de inscritos ultrapassou as expectativas, passando de 400 inscritos. O CMN foi marcado pelo excelente nível científico, temas de muita relevância na pratica clínica. E com o aconchego e hospitalidade de sempre dos mineiros.