PAI DOA RIM PARA A FILHA E ÓRGÃO TEM TAMANHO ADEQUADO PARA A PEQUENA

0
72

O pai era quase 100% compatível e exames identificaram que um dos rins dele era bem menor do que o de um homem adulto.
Um pai ganhou um presente especial: poder salvar a vida da filha que nasceu com uma doença grave. E você vai saber a resposta para a seguinte pergunta: como um rim de adulto foi transplantado para uma criança de 3 anos?
Aos 5 anos, Rafaela é pura energia. Mas nem sempre foi assim. Logo que nasceu, os pais descobriram que a filha tinha uma doença genética grave: uma síndrome degenerativa nos rins.
Com 2 anos de idade ela teve que começar a fazer hemodiálise e, cinco meses depois, os rins pararam de funcionar.
“Foi difícil. Eu me lembro até hoje que o primeiro dia da hemodiálise. Para mim foi inacreditável”, lembra a mãe Naira.
Para Rafaela, o transplante era a última esperança. Assim que o médico veio com o diagnóstico, o pai não teve dúvida: o rim dele seria da filha. Mas era preciso antes verificar a compatibilidade e também se o tamanho do rim dele caberia no corpinho da Rafaela, que era muito pequeno na época.
Foi então que veio a surpresa. O pai era quase 100% compatível e o exame que mediu o tamanho dos rins foi determinante:
“Identificou-se que um dos meus rins, tinha uma dimensão menor do que um rim de um homem da minha estatura. Então foi muito curioso, eu até brinco com as pessoas e digo: esse rim nunca foi meu, eu sempre guardei para ela, eu só devolvi para ela esse rim”, disse o engenheiro civil Rodrigo Rodrigues Coelho Sales.
“O rim era normal, mas um pouco menor para um adulto. Mas era um rim bom que deu para fazer o transplante com total segurança”, disse o nefrologista pediátrico Oreste Ferra Neto.
O transplante foi um sucesso: quase dois anos depois Rafaela só precisa fazer acompanhamento médico e tomar um remédio para evitar que o organismo rejeite o novo rim.
A família agora é só felicidade.
Fonte: Jornal Nacional – https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/08/10/pai-doa-rim-para-a-filha-e-orgao-tem-tamanho-adequado-para-a-pequena.ghtml – 10/08/2019