Pacientes denunciam suspensão das sessões de hemodiálise no Rio

0
58

Os insumos para o tratamento devem durar apenas até sexta-feira (30).
Pacientes com problemas renais podem ficar sem hemodiálise no Rio de Janeiro. Os insumos para o tratamento de pacientes devem durar apenas até sexta-feira (30), de acordo com os profissionais da área.
Em pelo menos duas unidades do Sistema Único de Saúde, não há material suficiente para atender pacientes. Faltam insumos para diálise no Centro Integrado de Nefrologia, em Realengo, na Zona Oeste e Prodoctor Sistema Integrado de Saúde, na Ilha do Governador, na Zona Norte.
Funcionários e pacientes das unidades reclamam que a Prefeitura não repassou o pagamento. Afastada pelo INSS por causa da doença renal, Elisangela Maria de Oliveira, conta que Centro Integrado de Nefrologia não terá insumos para atender pacientes na segunda-feira (3).
A dona de casa, Núbia Pinheiro, faz tratamento na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, três vezes por semana. Núbia foi informado que nesta quinta-feira (29), não haverá hemodiálise por falta de material.
Ainda segundo pacientes, as sessões dos próximos dias estão sendo desmarcadas. Ao interromper o tratamento, os pacientes correm risco de vida. A hemodiálise é um método de filtração do sangue por meio de um rim artificial.
A máquina de hemodiálise pode substituir grande parte da função dos rins, por isso, é possível que a pessoa viva por muitos anos e seja independente mesmo que os rins não funcionem adequadamente.
Fonte: Band News – http://bandnewsfmrio.band.uol.com.br/editorias-detalhes/pacientes-denunciam-suspensao-das-sessoes-de – 28/11/2018