PACIENTES DE HEMODIÁLISE DENUNCIAM PROBLEMAS NO TRANSPORTE NO MARANHÃO

0
103

Pacientes encaram trechos de estradas cheios de buracos até Bacabal para fazerem hemodiálise e segundo eles, os problemas nos veículos são frequentes.
Pacientes de Igarapé do Meio, a 162 km de São Luís, que precisam fazer hemodiálise em Bacabal, a 240 km da capital, tiveram a viagem interrompida na última sexta-feira (2) por problemas mecânicos no veículo usado no transporte.
Percorrer mais de 100 km toda segunda, quarta e sexta faz parte da rotina de seis moradores de Igarapé do Meio que lutam pela sobrevivência. Os pacientes encaram trechos de estradas cheios de buracos até Bacabal para fazerem hemodiálise. Segundo eles, os problemas nos veículos são frequentes.
De acordo os pacientes, eles ficaram cerca de 20 minutos parados na estrada e afirmam que o tempo faz muita diferença para quem já está debilitado por causa dos problemas de saúde. Em outra situação, os pacientes ficaram parados por cerca de uma hora. Na gravação, o veículo também havia parado de funcionar e faltavam bancos e parafusos para garantir a segurança no transporte.
A Secretaria de Saúde de Igarapé do Meio disse que o veículo que deu problema na estrada só estava sendo utilizado porque o veículo contratado estava na oficina. A secretária de Saúde de Igarapé do Meio, Suely da Silva Sousa, disse que a prefeitura já está providenciando a compra de um veículo para transportar os pacientes.
“Está em andamento, mas não tenho como dizer se vai ser em setembro ou em outubro porque não depende só da vontade da gente. Tem um processo licitatório, para fazer acontecer”, explicou a secretária Suely da Silva Sousa.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2019/08/06/pacientes-de-hemodialise-denunciam-problemas-no-transporte-no-maranhao.ghtml – 07/08/2019