O Ministro da Saúde participa do I Encontro sobre Doença Renal na Capital

0
52

A ABREC, no mês que celebra o dia Mundial do Rim, realiza em parceria com a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) e ABCDT (Associação Brasileira Dos Centro de Dialise) o I Encontro Público-Privado sobre Doença Renal Crônica (DRC) e Terapia Renal Substitutiva (TRS).
O evento, que acontecerá no próximo dia 29 de março no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul das 14 às 17h, contará com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, que aceitou o convite dos organizadores e se colocou à disposição para vir debater os temas pertinentes ao tratamento da DRC no Brasil.
O objetivo do encontro é discutir o panorama da Doença Renal Crônica e a situação das Clínicas de Diálise. Serão abordados também temas importantes como as ferramentas e ações que podem auxiliar na prevenção da doença renal crônica. Para Maria Aparecida Arroyo, médica nefrologista presidente da ABREC-MS, este encontro vem atender às expectativas da classe com a posse do ex- deputado federal por MS e ex-secretário de saúde de Campo Grande, Mandetta, médico experiente, conhecedor do assunto, e que sempre demonstrou interesse e preocupação na defesa e em atender às demandas desta medicina de alta complexidade. Foi ele, como Deputado Federal, que conseguiu atender em 2018, uma reinvindicação da Nefrologia do Brasil de mais de 4 anos, após debater o assunto com o presidente da Anvisa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde estima-se que pelo menos 850 milhões de pessoas tenham algum tipo de comprometimento nos rins no mundo inteiro. As doenças renais crônicas provocam pelo menos 2,4 milhões de óbitos por ano e já são a sexta causa de morte que mais cresce. Já a lesão renal aguda afeta mais de 13 milhões de pessoas em todo mundo e 85% desses casos estão concentrados em países de baixa e média renda.
“Apesar da crescente taxa de doenças renais no mundo, a desigualdade no tratamento ainda é comum. Doenças renais crônicas e lesões renais agudas estão associadas às condições sociais nas quais as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo a pobreza, falta de informação, riscos ocupacionais entre outros”, destaca Maria Aparecida Arroyo.
O evento vem coroar, as ações que a SBN realiza durante todo o ano, junto com a comunidade nefrológica brasileira, celebrando o dia Mundial do Rim. Na capital a ABREC-MS realizou uma grande ação de saúde na Praça Ary Coelho, no último dia 14 de março, data que se comemorou oficialmente o “Dia Mundial Do Rim”, sendo atendidas mais de 1000 pessoas em 8 horas de campanha, onde as pessoas receberam orientações multiprofissionais, realização de exames gratuitos, como dosagem da creatinina e glicemia no sangue, aferição da Pressão Arterial e encaminhamento médico para especialista.
Este I Encontro Público-Privado está aberto qualquer representante da sociedade, além pacientes, médicos e profissionais da saúde que trabalham no setor de nefrologia.
Fonte: Enfoque MS – https://www.enfoquems.com.br/noticias/brasil-mundo/o-ministro-da-saude-participa-do-i-encontro-sobre-doenca-renal-na-capital – 26/03/2019