Mulheres terão atendimento especial no Dia Mundial do Rim em Vitória

0
54

Mulheres de todas as idades estão convidadas a terem atendimento gratuito no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), no dia 8 de março, para esclarecer dúvidas sobre a saúde dos rins e receber informação sobre alimentação de baixo teor de sal com professores de gastronomia.
O Dia Mundial do Rim cai este ano no Dia Internacional da Mulher, e o Hucam se uniu à campanha promovida pelas sociedades internacional e brasileira de Nefrologia.
O tema deste ano é “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, cuja ideia central é conscientizar e incentivar medidas de acesso à educação, cuidados e prevenção da saúde a todas as mulheres e jovens, enfatizando a importância de estilo de vida saudável, através de medidas como dieta adequada e atividade física regular, além de acompanhamento médico regular para detecção precoce de doenças renais crônicas.
Neste dia de campanha, profissionais de saúde do Serviço de Nefrologia do Hucam e alunos de graduação na área de saúde da UFES estarão na área vede em frente à fachada principal do hospital das 08h às 16h. Haverá distribuição de folhetos educativos, frutas, água mineral, orientação medica e nutricional, medida de pressão arterial e atividades físicas de alongamento para a população feminina. A expectativa é de atender 500 pessoas. Em uma das tendas, professores de gastronomia ensinarão receitas saudáveis ao público participante com degustação no espaço da “Cozinha Saudável: Menos sal, mais emoção”.
Já no dia 09 de março, às 10h, será realizada a palestra com o tema: “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins” com a Dra Alice Pignaton Naseri. Local: Auditório Elefante Branco. Público – alvo: alunos, internos, residentes e profissionais de saúde.
Doença renal crônica no Brasil
No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas tenham problemas renais, mas cerca de 70% não sabem disso. De acordo com dados atuais da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), há cerca de 100 mil pacientes em terapia renal substitutiva (TRS). Os custos da TRS (diálise e transplante) no Brasil estão em torno de R$ 2 bilhões por ano, o que representa um percentual importante do orçamento da Saúde.
Sobre a campanha
Quanto às campanhas já criadas, o Dia Mundial do Rim, iniciado em 2006, pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e referendado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), vem sendo realizado anualmente as segundas quintas-feiras de março. Tal evento foi desenvolvido com o objetivo de alertar ao público em geral, gestores públicos, instituições e profissionais de saúde sobre a importância da detecção precoce das doenças renais e das principais causas de doenças renais crônicas (DRC): hipertensão arterial e diabetes mellitus. Neste ano a campanha completa 13 anos de atuações diversas, visando à conscientização da comunidade sobre a importância da Prevenção da Doença Renal, visto que a SBN alerta para alta prevalência da DRC, que pode chegar a 10% da população.
Como afeta as mulheres
A DRC afeta cerca de 195 milhões de mulheres no mundo e é atualmente a 8 causa de morte em mulheres, com cerca de 600 mil mortes a cada ano. O risco de desenvolver DRC é pelo menos tão alto nas mulheres quanto nos homens, podendo mesmo ser maior. É fundamental a conscientização e acesso das mulheres à medidas de detecção precoce das doenças renais, como durante a gestação, e nas demais fases de seu desenvolvimento, permitindo planejamento e intervenção terapêutica adequada.
A detecção precoce de doenças renais pode reverter ou retardar a progressão da DRC, sendo fundamental enfatizar a importância de hábitos de vida saudáveis na prevenção e tratamento deste grave problema de saúde pública.
Fonte: ESHOJE – http://eshoje.com.br/mulheres-terao-atendimento-especial-gratuito-no-dia-mundial-do-rim-em-vitoria/ – 05/03/2018