MPMG apura falta de vagas para hemodiálise na rede pública de Juiz De Fora

0
53

A Secretaria Municipal de Saúde disse que ainda não foi notificada. A Superintendência Regional de Saúde não confirmou se recebeu o documento que solicita as informações sobre a denúncia.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está apurando uma denúncia de falta de vagas para pacientes realizarem hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais em Juiz de Fora. O despacho foi assinado pelo promotor Jorge Tobias de Souza no dia 27 de abril.
O documento estabelece um prazo de 15 dias para que a Prefeitura e o Estado repassem informações sobre a deficiência no atendimento de pacientes crônicos renais na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não foi notificada. A Superintendência Regional de Saúde, por sua vez, não confirmou se recebeu a notificação do MPMG.
A decisão de apurar o caso foi tomada após uma reportagem do MGTV da TV Integração, veiculada no dia 12 de abril, mostrando que os pacientes com doenças renais crônicas estavam aguardando vagas para realização de hemodiálise nos três hospitais habilitados para realização do procedimento na cidade: Hospital Universitário (HU), Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Centro de Tratamento de Doenças Renais.
Em relação à denúncia, a Prefeitura de Juiz de Fora afirmou a época que não tem como atender porque o Estado não pagou o que foi gasto a mais com o tratamento. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por sua vez, disse que todos os gastos foram pagos até 2016, mas confirma que os valores de 2017 ainda não foram repassados.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/mpmg-apura-falta-de-vagas-para-hemodialise-na-rede-publica-de-juiz-de-fora.ghtml – 04/05/2018