Ministro visita novos serviços da Santa Casa de Curitiba (PR)

0
70

Ricardo Barros percorreu as novas alas de Hemodiálise e de Transplantes, que vão ampliar a capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde no estado.


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou, na manhã desta sexta-feira (19), os novos setores de hemodiálise e de transplantes da Santa Casa de Curitiba, no Paraná. As instalações vão ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Funcionando há 136 anos e com 90% das suas atividades voltadas ao SUS, a Santa Casa é especializada em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cardiologia, Neurocirurgia, entre outras, servindo de referência de atendimento para pacientes da capital e de todo o Paraná. Com 217 leitos, a unidade abriga ainda o Hospital Escola da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), sendo, assim, um polo de ensino da carreira médica.
Já entregue, a remodelação do Serviço de Hemodiálise da Santa Casa curitibana permitiu a ampliação do atendimento de 60 para 90 pacientes por mês, e chegará a 150 com as adequações previstas. Já a capacidade do novo setor de Transplantes passará de 70 para 110 procedimentos por ano.
Acompanhado das principais lideranças dos hospitais, o ministro também percorreu as alas de enfermaria e de cirurgia bariátrica. De acordo com ele, visitas deste tipo a hospitais fortalecem a busca de boas práticas de gestão e de assistência no SUS. “Esses indicadores devem nos direcionar para um trabalho adequado neste hospital e nas demais instituições com a mesma característica”, disse.
Ricardo Barros também destacou a necessidade de tratar a saúde de maneira regionalizada, aumentando a eficiência e a cobertura assistencial do SUS. “Precisamos trabalhar com a regionalização da saúde para podermos prestar serviços mais próximos das pessoas e, assim, aplicarmos recursos de forma mais eficiente. Serviços prestados de acordo com as necessidades dos pacientes darão efetividade aos processos” declarou o ministro.
REFERÊNCIA – Em cinco anos, houve um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões de reais para atualização tecnológica da Santa Casa de Curitiba. Esse investimento se verifica no aumento operacional de 23% pelo SUS, desde o ano passado. Somente neste ano, foram realizados 199 mil procedimentos ambulatoriais e aproximadamente 4.700 internações.
Para o diretor do hospital, June Cruz, o SUS tem qualidade e a instituição tem funcionado como exemplo. “Com um corpo clínico de 280 médicos e cerca de 800 colaboradores diretos e indiretos, buscamos a excelência assistencial e educacional nos atendimentos”.
Fonte: Portal da Saúde http://portalsaude.saude.gov.br – 22/08/2016