Ministro Ricardo Barros elogia modelo de gestão da Fundação Pró-Rim, em Joinville

0
54

19689149
O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), esteve na tarde desta segunda-feira em Joinville para conhecer o modelo de serviço prestado pela Fundação Pró-Rim aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a visita, ele recebeu a reivindicação do presidente da instituição, Dr. Marcos Alexandre Vieira, para realizar o reajuste nos repasses federais, que estão inalterados há cerca de quatro anos.

A Pró-Rim já realizou cerca de 1.400 transplantes em parceria com o Hospital São José e o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e hoje atende a mais de 180 pacientes que fazem hemodiálise na cidade. De acordo com o presidente da fundação, os repasses do Ministério da Saúde atualmente compreendem 50% das contribuições realizadas à instituição, que também conta com doações da comunidade para manter os serviços.
Vieira explica que a Pró-Rim recebe R$ 179 do Governo Federal por sessão de diálise. Um estudo da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante mostra que o valor mais justo a ser pago seria R$ 256.
— Estamos há quatro anos sem reajuste da tabela do SUS e nossos insumos são todos importados e de alta tecnologia. Só se faz um trabalho como esse porque temos recursos do Governo e da sociedade. O ministro ficou aberto à estudar nossas reivindicações — afirma o presidente.
Ricardo Barros elogiou o trabalho realizado pela Pró-Rim, classificando-a como um centro de excelência. O ministro admitiu a falta de reajuste e afirmou que não é possível manter um serviço como o da instituição joinvilense apenas com os recursos do SUS.
— Todo o nosso sistema tem um subfinanciamento que precisa ser resolvido com criatividade. Por isso vim aqui, para que todos saibam que existe a solução para esse problema com a participação da sociedade. Este é um modelo que espero que seja seguido por todo o País até que recuperemos nosso crescimento econômico e tenhamos, eventualmente, a capacidade financeira para poder retomar os reajustes da tabela do SUS — disse.
Após a visita à Pró-Rim, o ministro da Saúde ainda se reuniu com prefeitos da região para ouvir as demandas dos governantes. Durante a manhã, Ricardo Barros também passou por Florianópolis, onde teve reunião com o governador e visitou outras instituições de saúde.
Fonte: Clic RBS – 28/06/2016