Ministro da Saúde recebe entidades para discutir a crise da nefrologia

0
62

No dia 24 de novembro de 2015, estivemos reunidos no Gabinete do Ministro da Saúde, mais uma vez em defesa da preservação dos Serviços de TRS.
A Reunião foi convocada pelo Grupo de Trabalho da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, do qual fazem parte os Senadores Eduardo Amorim, Paulo Paim, Edson Lobão, Ana Amélia, Waldemir Moka, o Sub-Procurador Geral da República e coordenador do GT Saúde/PFDC, Dr Oswaldo José Barbosa Silva, um representante da ABCDT, um representante da SBN e um representante da FENAPAR.

Estiveram presentes na reunião o Dr. Marcelo Castro, Ministro da Saúde, o Dr. Alberto Beltrame, Secretário da Atenção a Saúde, a Senadora Ana Amélia (PP-RS), o Senador Eduardo Amorim (PSC-SE), o Dr. Paulo Luconi, Vice-Presidente da ABCDT, a Dra. Carmen Tzanno, Presidente da SBN, e o Sr. Renato Padilha, Presidente da FENAPAR.
Mais uma vez, apresentamos o cenário dramático da TRS no Brasil, o subfinanciamento crônico, a piora das dificuldades frente aos aumentos nas tarifas de energia elétrica, água, inflação, dissídios trabalhistas, maxi-desvalorização do real frente ao dólar. Reiteramos que o último realinhamento de valores para o setor foi há 3 anos e alertamos que, em 2015, oito (8) clínicas encerraram suas atividades contra 4 que abriram suas portas. Mostramos nossa preocupação com a restrição ao acesso dos pacientes ao tratamento e a piora da qualidade no atendimento. Relatamos o número insuficiente de transplantes renais e o fato de que apenas 17% dos pacientes em diálise estão na fila pré-transplante.
Os senadores presentes nos deram apoio e consideraram justo nosso pleito.
O Ministro da Saúde e o secretário da SAS explicaram a situação do orçamento da saúde, as dificuldades para garantir o repasse dos serviços já contratados e o financiamento insuficiente para as demandas da saúde, mas se mostraram sensíveis ao nosso pedido e cientes de nossa necessidade.
Foi consenso geral que estamos no limite de nossa capacidade e que a TRS deve ser vista como prioridade, pois milhares dependem deste tratamento para continuar vivendo.
O Senador Amorim mostrou-se um grande aliado e um soldado em defesa de nossa causa, que, para ele, significa uma missão. Graças ao Senador e a sensibilidade do Ministro, ganhamos novamente a esperança.
Após pedido do Senador Amorim com apoio da Senadora Ana Amélia, foi agendada uma nova audiência em janeiro de 2016 com o compromisso da busca de uma solução para o financiamento da TRS brasileira até lá.
Agradecemos em nome dos pacientes com doença renal crônica, dos nefrologistas e das clínicas de diálise esta luz que nos deu novo alento para continuar.
Fonte: SBN  

 CRISE DA NEFROLOGIA.pdf

DADOS CRISE DA NEFROLOGIA.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui