Ministro da Saúde participa em Campo Grande de encontro sobre doença renal

0
55

No Brasil, segundo a Associação Beneficente dos Renais Crônicos de cada dez pessoas, pelo menos uma tem alguma lesão nos rins.
O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou nesta sexta-feira (29) em Campo Grande, de um encontro que discutiu medidas para barrar o crescimento de doenças renais.
“Nós temos um número muito grande de pacientes hoje que sofrem de insuficiência renal, e sofrem por causa do diabetes, sofrem por causa hipertensão, então isso é ligado diretamente à prevenção básica [..] Há um esforço do Ministério da Saúde para aumentar a prevenção, o cuidado do paciente nefropata” disse o ministro.
No Brasil, segundo a Associação Beneficente dos Renais Crônicos (Abrec), de cada dez pessoas, pelo menos uma tem alguma lesão nos rins. Ainda de acordo com a associação, os números aumentam na terceira idade, em torno de 30% da população acima dos 75 anos sofrem de doenças renais.
No encontro também foi debatido o valor pago pelo tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), aproximadamente R$ 195 por procedimento.
“O último reajuste que tivemos no procedimento de diálise foi em 2016, e todos nós sabemos que existe uma inflação anual, embora pequena. Os produtos que nós usamos são importados, todos estão presenciando a questão do dólar, então isso acaba impactando”, afirmou Carmen Tizano, vice-presidente da Sociedade Latino-Americana de Nefrologia.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2019/03/29/ministro-da-saude-participa-em-campo-grande-de-encontro-sobre-doenca-renal.ghtml – 29/03/2019