Ministro da Saúde, Mandetta quer trazer para MS hemodiálise peritoneal

0
74

Evento aconteceu na tarde da última sexta-feira
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) participa de encontro com profissionais que tratam sobre doenças renais crônicas na tarde da última sexta (29), na Assembleia Legislativa. Durante evento, ministro afirmou que quer trazer ao Estado procedimento de hemodiálise peritoneal aos pacientes com insuficiência.
Conforme Mandetta, o procedimento é menos agressivo e possibilita aos pacientes um tratamento mais tranquilo. “Temos um número muito grande de pacientes hoje que sofrem de insuficiência renal. Sofrem por causa da diabetes e por causa da hipertensão. Isso é diretamente ligado a prevenção e a atenção básica de saúde”, disse.
O procedimento consiste em uma técnica fisiológica que utiliza a membrana dos órgãos abdominais para atuar como filtro do sangue, removendo excesso de água e toxinas do corpo.
“É um esforço do Ministério da Saúde, porque ao mesmo tempo que vamos aumentar a prevenção e o cuidado com o paciente para não chegar na hemodiálise [tradicional], vamos ter mais pacientes em diálise peritoneal e aumentar o número de transplantados”, comentou o ministro sobre as interrupções nos transplantes em MS.
Apesar do número de transplantes de rins terem reduzido, Mandetta garante que os procedimentos têm voltado a acontecer.
O I Encontro Público/Privado sobre Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva acontece na Assembleia Legislativa e é promovida no país por conta do Dia Mundial do Rim, comemorado neste mês de março, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e toda a comunidade nefrológica brasileira.
Para a prevenção e o tratamento da Doença Renal Crônica, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, na Atenção Básica e Especializada.
Fonte: Midiamax – https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2019/ministro-da-saude-mandetta-quer-trazer-para-ms-hemodialise-peritoneal/ – 29/03/2019