Ministério da Saúde anuncia aumento para diálise peritoneal

0
58

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (02/09/2016) um reajuste de 5,7% para a diálise peritoneal automatizada e 7,2% para a diálise peritoneal contínua. O anúncio foi feito durante reunião da Secretaria de Atenção à Saúde com a ABCDT, SBN e os laboratórios Baxter e Fresenius.
Em reunião dia 24 de agosto os laboratórios reivindicaram um reajuste de 45% devido a modalidade está há 14 anos sem aumento. Porém, não houve um consenso e uma nova reunião foi agendada.
O presidente da Baxter, Piero Novello, e o presidente da Fesenius, Edson Pereira declaram que esse reajuste é insuficiente para cobrir os custos do tratamento e a defasagem dos últimos 14 anos. No entanto, o Secretário de Atenção à Saúde, Dr.Francisco de Assis Figueiredo, afirmou que houve uma grande dificuldade para chegar a um percentual de reajuste devido ao orçamento apertado do Ministério. E propôs que seja criada uma comissão com membros do Ministério, ABCDT, SBN, Baxter e Fresenius para discussão de um novo reajuste em 2017. Os laboratórios, então, sugeriram que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e o Conselho Nacional de secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS também fossem convidados a participar dessa comissão por causa das dificuldades de credito e a bitributação que o procedimento de diálise peritoneal sofre.
No final da reunião os representantes da ABCDT, Dr. Leonardo Barberes, e da SBN, Dra. Ana Maria Misael e Dra. Angiolina Kraychete, lembraram o secretário da importância e necessidade do Ministério também conceder um reajuste para o valor da sessão de hemodiálise que já está há três anos e meio sem aumento. Em resposta, o Dr. Francisco informou que o estudo para levantamento do valor da sessão de hemodiálise está sendo finalizado e em breve as entidades serão convocadas para uma reunião para discutir o assunto. A perspectiva é de que o Ministério anuncie um reajuste ainda este ano.
Quanto à diálise peritoneal, em breve deve ser publicada a nova portaria e os novos valores passam a valer a partir de outubro.